00:00 - 23:59
Programação Musical com Locutor virtualProgramação Musical com Locutor virtual
Offline
Prefeita de Ariquemes Carla Redano prestigia premiação de concurso de escola polo que nomeou filhote de gavião real
Publicado em 09/07/2021 07:49
Notícias

 

A prefeita de Ariquemes Carla Redano (Patriotas), juntamente com servidores  da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta quinta-feira, 08, a entrega da premiação do Projeto "Escolha um nome para a Harpia (Gavião-Real) fêmea, nascida em ninho de Ariquemes”.

De acordo com a SEMED, que promoveu o concurso, diversos nomes foram sugeridos por alunos da Escola Polo Paulina Mafini, do Distrito de Joelândia. O mais votado com 161.300 mil votos foi, Aruana; nome de origem indígena que significa “sentinela da natureza”.

Ao todo, foram registrados 301.189 mil votos. Aruana foi o nome sugerido pelo aluno André Fernando Gera, de 13 anos, estudante do 9º ano. Em segundo lugar, ficou o aluno Gabriel Cordeiro de Souza, com o nome Aiyra, que recebeu 137.787 mil votos, Elis Thalia de Jesus Silva, foi a terceira colocada, com 2.102 votos, com a sugestão de Poena, para nomear a ave.

A iniciativa é vinculada ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e, é organizada pelo Harpia Brasil, em parceria com as Prefeituras. O objetivo é proteger o gavião-real (Harpia harpyja), espécie ameaçada de extinção.

A Harpia Aruana, continuará sendo monitorada pelo Projeto. A pequena ave ainda utiliza o ninho onde nasceu e, é alimentada pelos pais.

O PROJETO

Com o nome de "Programa de Conservação do Gavião-real" (PCGR), o projeto vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) surgiu em 1997, após a descoberta de um ninho de gavião-real (Harpia harpyja) numa floresta próxima a região de Manaus.

No ano de 1999 foram estabelecidas algumas metas para ampliar a identificação, mapeamento e monitoramento de ninhos. O objetivo era estudar a biologia dessa espécie na Amazônia Brasileira com a participação de voluntários dispostos a enfrentar o desafio de conservar esta ave de rapina.

Hoje, o projeto conta com o apoio de pesquisadores parceiros, voluntários, estudantes e bolsistas para a realização da coleta de dados, projetos de educação ambiental e divulgação de informações no entorno de ninhos. Além disso, diversos ninhos de gavião-real, são monitorados na Amazônia e Mata Atlântica.

 

 

 

Fonte: Ariquemes News 

Com informações do Projeto Harpia e Decom/PMA

Comentários
0/650
Comentário enviado com sucesso!
Carregando comentários...