Nesta manhã (03/01), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Repressão às Fraudes – DEFRAUDE, deflagrou operação visando combater um esquema de fraude na compra de veículos que, vem causando prejuízos a várias vítimas por todo o país nos últimos 10 anos.
As investigações conduzidas pela DEFRAUDE iniciaram em outubro para investigar um golpe onde, mediante apresentação de RG falso e cheque sem fundos, ocorrera a compra de uma camionete S10 de um casal de idosos. Conforme apurado, identificou-se o autor do crime, A. da S., residente em Rolim de Moura, o qual tem diversas passagens por fatos semelhantes em vários Estados, que vinham sendo praticados desde 2014.
Dessa forma, contando com apoio de policiais civis do NI de São Miguel do Guaporé e da 1ª DP de Rolim de Moura, foram cumpridos 1 mandado de prisão preventiva, em desfavor do investigado, e 2 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de diversos documentos falsificados, folhas de cheque e aparelhos celulares.
O nome da operação faz referência ao termo grego PLASTÓS que significa “falsificar”, fazendo referência à forma como o investigado praticava seus crimes.
A Polícia Civil de Rondônia segue aprofundando as investigações para identificar outros envolvidos e vítimas, reforçando seu compromisso no combate às fraudes financeiras que têm causado graves prejuízos a vítimas em todo o país.
Fonte: Assessoria/PCRO