A prefeita de Ariquemes, Carla Redano (União), acompanhou o retorno das cirurgias eletivas na rede pública de saúde do município, em 2025.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Ariquemes (Semsau), a retomada faz parte de um plano estratégico elaborado para reduzir a fila de espera e atender a demanda reprimida. Os procedimentos serão realizados no Hospital Municipal - HMA, seguindo todas as normas de segurança e protocolos sanitários recomendados pelos órgãos de saúde.

Ainda de acordo com a Semsau, nesta etapa serão atendidos pacientes nas áreas de herniorrafia, colecistectomia, histerectomia e laqueaduras. Para isso, a prefeitura contou com um investimento de R$ 500.000,00 (Quinhentos mil reais), oriundos de uma emenda parlamentar do Deputado Federal, Maurício de Carvalho a pedido da Vereadora Rosa.
A Secretaria de Saúde ressata que hoje, Ariquemes conta com 03 modernos centro cirúrgicos e uma equipe com 03 (três) cirurgiões gerais, 02 (dois) cirurgiões ginecológicos, 02 (dois) anestesistas e equipe de enfermagem. Os pacientes que já estão na fila de espera serão contatados pela equipe de saúde para a atualização de cadastros e agendamentos. Aqueles que necessitam de avaliação devem procurar a unidade de saúde mais próxima para orientações.
Fonte: Ariquemes News