Offline
Golpe do falso defensor: idosa tem conta bancária esvaziada em Rondônia
Criminosos têm usado nome da instituição para extorquir população; cerca de 30 tentativas foram registradas em Ariquemes (RO).
Publicado em 19/05/2025 13:11
Notícias

Uma idosa foi vítima do golpe do “falso defensor público” em Ariquemes (RO), na última semana. Um suspeito, que se passava por defensor da instituição, teve acesso aos dados bancários da mulher por meio de uma videochamada e esvaziou a conta bancária dela.

De acordo com a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), o criminoso usou um nome semelhante ao de um defensor público que atua no município e, durante a ligação, conseguiu obter informações pessoais da vítima. A Polícia Civil investiga o caso.

Segundo a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), o golpe funciona da seguinte maneira: os criminosos entram em contato com as vítimas por meio de mensagens enviadas pelo WhatsApp, utilizando informações pessoais e dados reais de processos para dar mais credibilidade à abordagem. Em seguida, alegam que há taxas ou pagamentos pendentes relacionados a serviços jurídicos.

Cerca de 30 tentativas de golpe foram registradas na Polícia Civil de Ariquemes. Diante da situação, a DPE-RO emitiu um alerta nesta semana e reforça que todos os atendimentos prestados pela instituição são gratuitos e que não há cobrança de qualquer taxa ou valor por serviços oferecidos.

A orientação é que a população registre boletim de ocorrência em qualquer unidade da Polícia Civil caso suspeite de tentativa de golpe.

 

Fonte: G1RO

Comentários