A Polícia Civil de Rondônia (PCRO) concluiu nesta quarta-feira (27) as investigações da Operação "A Última Dose", que apurou o desvio de vacinas BCG destinadas exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS) para comercialização irregular na rede privada no município de Cacoal (RO).
O relatório final da investigação, conduzido pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, resultou no indiciamento de quatro pessoas pelos crimes de associação criminosa e peculato, dentre elas 03 (três) servidoras públicas pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal.
As investigações revelaram que uma empresa do município comercializava doses da vacina BCG por R$ 200,00 (duzentos reais) cada, utilizando imunizantes que deveriam ser aplicados gratuitamente na rede pública de saúde. O caso envolveu lotes específicos da vacina BCG, produzidos pelo Laboratório Serum Institute of India, que foram oficialmente distribuídos pelo Ministério da Saúde exclusivamente para a Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia em março e maio de 2023.
Com a conclusão do inquérito policial, os autos foram encaminhados ao Poder Judiciário para apreciação do Ministério Público, que decidirá sobre o oferecimento de denúncia criminal contra os indiciados.
Fonte: Assessoria/PCRO