Offline
Polícia Civil indicia quatro pessoas por desvio de vacinas públicas em Cacoal
Operação "A Última Dose" revelou esquema de comercialização irregular de imunizantes do SUS
Por Evanildo Santos
Publicado em 27/08/2025 13:10
Notícias

A Polícia Civil de Rondônia (PCRO) concluiu nesta quarta-feira (27) as investigações da Operação "A Última Dose", que apurou o desvio de vacinas BCG destinadas exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS) para comercialização irregular na rede privada no município de Cacoal (RO).

O relatório final da investigação, conduzido pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, resultou no indiciamento de quatro pessoas pelos crimes de associação criminosa e peculato, dentre elas 03 (três) servidoras públicas pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal.

As investigações revelaram que uma empresa do município comercializava doses da vacina BCG por R$ 200,00 (duzentos reais) cada, utilizando imunizantes que deveriam ser aplicados gratuitamente na rede pública de saúde. O caso envolveu lotes específicos da vacina BCG, produzidos pelo Laboratório Serum Institute of India, que foram oficialmente distribuídos pelo Ministério da Saúde exclusivamente para a Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia em março e maio de 2023.

Com a conclusão do inquérito policial, os autos foram encaminhados ao Poder Judiciário para apreciação do Ministério Público, que decidirá sobre o oferecimento de denúncia criminal contra os indiciados.

 

Fonte: Assessoria/PCRO

Comentários