Offline
Câmara de Ariquemes abre investigação para apurar denúncia de "rachadinha"
Por Evanildo Santos
Publicado em 01/09/2025 20:17
Notícias

A Câmara de Vereadores de Ariquemes aprovou, nesta segunda-feira (01), o recebimento da denúncia para que o Conselho de Ética da Casa de Leis instaure procedimento para apurar a conduta do vereador Eriques Santos (PRTB) por suposta prática de "rachadinha", em seu gabinete.

De acordo com a denúncia, o parlamentar teria praticado atos de corrupção e improbidade administrativa, ao exigir que seus assessores repassassem parte dos salários e das diárias recebidas em viagens para custear serviços de mídia e marketing pessoal.

Dos 11 vereadores, 9 aprovaram o recebimento da denúncia. O presidente da Câmara é dispensado da votação e o vereador denunciado estava ausente.

As acusações contra o vereador são sustentadas por áudios, prints de conversas e comprovantes bancários, que indicariam um esquema de desvio sistemático, conhecido popularmente como “rachadinha”. Ex-assessores também confirmaram em depoimentos a prática e relataram coação sob ameaça de exoneração.

Próximos passos

O Conselho de Ética nomeará o relator, que deverá elaborar um parecer preliminar para recomendar o arquivamento ou o prosseguimento da investigação.

Se entender pela continuidade do processo, o vereador denunciado terá o prazo de 15 dias para apresentar a defesa.

Na sequência, o relator elaborará um novo parecer, em que pode pedir a absolvição ou aplicação de punição, como a perda do mandato parlamentar.

Se o Conselho de Ética decidir pela suspensão ou cassação do mandato do vereador, o processo segue para o plenário da Câmara, que fará a votação final. O prazo máximo de tramitação dos processos no conselho é de 90 dias.

 

Fonte: Ariquemes News 

Comentários