Offline
Vereadores de Ariquemes aprovam projeto de lei para monitoramento contínuo de glicemia em crianças
A iniciativa, do vereador Renato Padeiro, visa atender crianças de 4 a 14 anos diagnosticadas com diabetes mellitus tipo 1
Publicado em 02/09/2025 10:30
Notícias

Os vereadores de Ariquemes aprovaram durante a sessão desta segunda-feira (01), o Projeto de Lei (PL) nº 3689/2025, que autoriza a Prefeitura a instituir o programa de fornecimento de sensores ou aparelhos de monitoramento contínuo de glicemia. A iniciativa do vereador Renato Padeiro (União Brasil), visa atender crianças de 4 a 14 anos diagnosticadas com diabetes mellitus tipo 1 e regularmente matriculadas na rede pública municipal de ensino.

O programa busca ampliar o controle glicêmico em tempo real, prevenindo episódios de hipoglicemia e hiperglicemia, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. De acordo com matéria, dados científicos apontam que o Brasil ocupa a terceira posição mundial em número absoluto de pessoas com diabetes tipo 1, sendo uma parcela significativa composta por crianças e adolescentes, o que reforça a relevância da proposta para a saúde pública local.

“O uso da tecnologia de sensores contínuos reduz a necessidade de punções digitais diárias, trazendo mais segurança para o ambiente escolar e tranquilidade para pais e responsáveis. Além disso, possibilita um acompanhamento mais eficaz da doença, impactando positivamente no desempenho pedagógico e no bem-estar dos estudantes”, destacou o Renato Padeiro.

A medida está alinhada aos princípios constitucionais de proteção integral à criança e à dignidade da pessoa humana. Com caráter autorizativo, o projeto respeita a competência do Poder Executivo para regulamentar e implementar o programa conforme a realidade financeira e técnica do município.

 

Por Assessoria de Comunicação Social | CMA

Comentários