Offline
Menu
Operação Safe Green combate invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel em Rondônia
Publicado em 28/10/2025 10:40
Notícias
Foto: Divulgação/MPRO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Gaeco e do Nucam/Gaema, com apoio das Polícias Civil, Militar, Politec, Fitcco, Sedam e dos GAECOs do Paraná e Santa Catarina, além da Polícia Civil do Mato Grosso, deflagrou nesta terça-feira (28) a Operação Safe Green. A ação investiga um grupo criminoso acusado de promover invasões, loteamento ilegal e desmatamento na Estação Ecológica de Samuel, entre os municípios de Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste.

Cerca de 150 agentes públicos atuaram no cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão, além de medidas como quebra de sigilos bancário e telefônico, monitoramento eletrônico de investigados e suspensão das atividades de duas associações suspeitas de dar aparência de legalidade ao esquema.

As investigações apontam que o grupo teria desmatado cerca de 4 mil hectares entre 2020 e 2022, com crimes que incluem extração e comércio ilegal de madeira, lavagem de dinheiro, grilagem e associação criminosa. A operação foi cumprida em diversos municípios de Rondônia — como Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Candeias do Jamari — e também nos Estados do Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.

O esquema pode ter movimentado mais de R$ 6 milhões com a venda clandestina de lotes em área protegida. Segundo o MPRO, a operação representa um esforço conjunto para conter a destruição da Estação Ecológica de Samuel e garantir a responsabilização dos envolvidos.

 

Por Redação

Comentários