O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, no último sábado (1º), mais uma rodada de fiscalizações na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Municipal de Ariquemes (HMA), dentro do Programa de Fiscalização Permanente na Saúde. A visita confirmou um importante avanço: a solução do problema de segurança na UPA, que vinha colocando em risco profissionais e pacientes.
Segundo o secretário-geral de Controle Externo do TCE, Marcus Cézar Filho, a Prefeitura atendeu prontamente às recomendações do órgão. “A Guarda Municipal já atua na segurança dos pacientes e profissionais”, destacou.
A gestora da UPA, Wanderly Carvalho, comemorou a mudança. “Agora nos sentimos mais seguros para trabalhar e atender a população”, afirmou.

Durante a visita, o TCE também avaliou o Hospital Municipal, onde a segurança continua sendo um ponto de atenção. O Tribunal informou que continuará monitorando os ajustes necessários nas próximas fiscalizações.
Além da questão da segurança, a equipe de auditores verificou a oferta de medicamentos, a limpeza das unidades, o estado dos equipamentos e ouviu pacientes e servidores.
O trabalho reforça o papel pedagógico e transformador do TCE na melhoria da gestão pública e dos serviços de saúde.
Fonte: Ariquemes News (Com informações TCE-RO)
Fotos: Divulgação/TCE-RO