A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27/11), a Operação Marco Final, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em promover a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. Ao todo, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos estados de Rondônia, Minas Gerais e Bahia, todos expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia.
As investigações tiveram início em 2023, após a PF receber uma notícia-crime envolvendo o uso de documento falso para emissão de passaporte de uma menor. A tentativa de viagem incluía ainda uma autorização fraudulenta, destinada a permitir que a criança deixasse o país acompanhada da mãe. O caso resultou na entrada irregular de ambas em território norte-americano.
Durante a apuração, os policiais identificaram a existência de uma rede estruturada que atuava de forma organizada para enviar brasileiros ilegalmente aos Estados Unidos, utilizando diferentes artifícios, incluindo falsificação de documentos e orientações para driblar controles migratórios.
A primeira fase da operação visa reunir provas, identificar todos os envolvidos e aprofundar as conexões da organização criminosa. Os investigados poderão responder, inicialmente, pelos crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa, cujas penas podem variar conforme a participação de cada integrante no esquema.
A Polícia Federal segue com as diligências para esclarecer completamente o funcionamento do grupo e identificar eventuais novas vítimas ou envolvidos.
Por Redação