Offline
Menu
Ação integrada de Bombeiros e Samu garante resgate de vítimas presas às ferragens após grave acidente na BR-421, em Ariquemes
Por Evanildo Santos
Publicado em 22/06/2026 15:45
Notícias

Um grave acidente envolvendo dois caminhões foi registrado nesta segunda-feira na BR-421, em Ariquemes, mobilizando equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros. A colisão deixou dois homens presos às ferragens, encarcerados da cintura para baixo, exigindo uma operação complexa de resgate que durou cerca de duas horas sob forte calor.

De acordo com informações da equipe de socorro, as vítimas estavam conscientes, orientadas e verbalizando durante todo o atendimento. Um dos homens apresentava ferimento sangrante na cabeça, escoriações nos braços e dor intensa no membro inferior direito, com suspeita de fratura. A segunda vítima queixava-se de fortes dores na região do quadril e também no membro inferior direito.

Diante da gravidade da ocorrência, o Samu deslocou duas equipes para o local, sendo uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básico (USB). O Corpo de Bombeiros também foi acionado devido ao encarceramento das vítimas e à presença de óleo diesel derramado na pista, aumentando os riscos da operação.

Enquanto os bombeiros realizavam o corte da cabine para o desencarceramento, a equipe médica e de enfermagem iniciou os procedimentos de estabilização ainda dentro dos veículos.

A enfermeira Gisely Bulian, que participou diretamente do resgate, destacou a integração entre as equipes.

“Foi uma ocorrência extremamente desafiadora. Permanecemos quase duas horas embaixo do sol prestando assistência às vítimas ainda encarceradas. Realizamos acesso venoso, analgesia, hidratação e toda a estabilização necessária dentro da cabine, enquanto os bombeiros trabalhavam no desencarceramento. Graças à sincronia entre todas as equipes envolvidas, conseguimos realizar um resgate seguro", relatou.

Após serem retiradas das ferragens, as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Ariquemes, onde deram continuidade ao atendimento médico.

Participaram da ocorrência a enfermeira Gisely Bulian, a médica Dra. Joslaine, os condutores socorristas Everaldo e Washington, a técnica de enfermagem Valquirene, o estagiário Romano e o socorrista bombeiro civil Domingos, além da equipe do Corpo de Bombeiros.

As circunstâncias que provocaram a colisão entre os caminhões serão investigadas pelas autoridades competentes.

 

Fonte: Ariquemes News

Comentários