Mais vacinas chegaram a Rondônia neste sábado (20), na Central Estadual de Rede de Frio, em Porto Velho. A 10ª remessa contém 23.400 doses, sendo mil da AstraZeneca e 22.400 da CoronaVac, e serão distribuídas proporcionalmente aos municípios. Serão destinadas à imunização de 100% dos trabalhadores de saúde e de idosos de 70 anos ou mais.
Para a primeira aplicação, Rondônia já recebeu 120.029 doses de vacinas. Em coletiva de imprensa, o coordenador estadual de Imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Ivo Barbosa, pediu celeridade por parte das prefeituras na imunização da sociedade, conforme preconização do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.
‘‘Nossos hospitais estão congestionados, e sabemos que a principal forma de conseguir conter o avanço desse vírus é por meio da vacinação. Já se passaram 60 dias desde que se iniciou a vacinação e as prefeituras precisam acelerar a imunização para que possamos desafogar as UTI´s’’, enfatiza.
O coordenador destacou que dos 96.629 imunizantes distribuídos aos municípios para aplicação da 1ª dose, 38.951 ainda não foram aplicadas pelas prefeituras. Em Porto Velho, onde concentra-se o maior número de casos da doença, 55,91% das doses distribuídas ainda estão pendentes de aplicação.
O vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho, ressaltou que cada dose que chega a Rondônia é motivo de felicidade, e anunciou que do dia 23 a 26 deste mês, a prefeitura estará com dois polos de vacinação para imunizar idosos com idade acima de 75 anos. ‘‘Estamos passando por dificuldade na Saúde do nosso município e de nosso Estado, mas tenho certeza que com trabalho e união da prefeitura, do Governo do Estado e do Governo Federal vamos vencer essa pandemia’’, afirma.
A aplicação das vacinas, assim como a atualização dos dados do público imunizado, é de responsabilidade das prefeituras. O Governo de Rondônia tem mantido a postura de distribuir rapidamente aos municípios as doses encaminhadas pelo Governo Federal ao Estado e dar transparência às ações de vacinação por meio do Portal da Covid-19.
Confira o ranking de Rondônia de prefeituras que mais vacinam contra o coronavírus.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia
O QUE DISSE A SECRETARIA DE SAÚDE DE ARIQUEMES
Segundo o que informou a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ariquemes, Ândrea Fernanda Gaspar Guedes, o município recebeu na quinta-feira, 18, vacinas para imunizar 530 idosos acima de 75 anos e 120 profissionais de saúde, ou seja, ficariam o mesmo quantitativo reservados para a segunda dose. Porém, somente na sexta-feira, 19, a noite, recebeu uma nota técnica do estado informando que poderia aplicar as vacinas na totalidade como primeira dose, não havendo, portanto, a nescessidade de guardar o mesmo quantitativo para a segunda dose.
Andrea Gaspar disse a equipe do site Ariquemes News que nesta segunda-feira, 22, já estará sendo aplicadas mais doses e garante que não está sendo feito estocagem de vacinas. "Se eu não sabia que poderia gastar toda essa vacina como primeira dose, então eu não coloquei na estratégia de ação. Se soubesse que podia gastar todo o estoque como primeira dose, teríamos estendido o atendimento e colocado todas as doses disponíveis pra população", disse Andrea.
A cooordenadora ainda informou que paralelo a essa ação da última sexta-feira, em sistema de drive thru, o município atendia em mais outras duas frentes de vacinação: uma em frente a prefeitura para idosos acima de 90 anos (2° dose) e outra na rede de frios, referente a primeira dose dos imunizantes que haviam chegado na semana anterior. Além de deixar um quantitativo suficiente para atender os pacientes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS Rural), Distrito de Bom Futuro e os acamados do Centro de Internação Domiciliar (CID).
Todas essas ações são acompanhadas pelo Ministério Público entre outros órgãos fiscalizadores.