Offline
Aberta a Campanha de vacinação contra gripe em Ariquemes, idosos não serão os primeiros a serem imunizados
Notícias
Publicado em 13/04/2021

A Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1), o vírus da gripe, começa nesta terça-feira (13) em Ariquemes. Excepcionalmente neste ano, idosos não serão os primeiros a serem imunizados para evitar conflito com o calendário de vacinação contra a Covid-19.

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), informou que nesta primeira etapa serão vacinados os seguintes público:

  • Crianças de 6 meses a 5 anos;
  • Gestantes com qualquer idade gestacional;
  • Puérperas (até 45 dias após o parto) e
  • Trabalhadores da Saúde.

O atendimento para crianças, gestantes e puérperas deverá ser agendado via call center, pelo número 3516-2199. Já os trabalhadores da saúde serão atendidos no local de trabalho, conforme disponibilidade de doses da vacina.

A SEMSAU ressalta ainda que, o atendimento iniciará pelos profissionais da saúde que atendem nas unidades básicas de saúde (UBS) e hospitais (público e particular).

A campanha nacional de vacinação contra a gripe será dividida em três grupos prioritários:

  • 1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
  • 2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores;
  • 3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários;

O governo federal recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe. A recomendação é que haja um intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação das duas vacinas.

O público estimado pelo Ministério da Saúde é de 79,7 milhões de pessoas e o objetivo é vacinar pelo menos nove em cada dez pessoas dos grupos prioritários.

 

Fonte: Ariquemes News

Com informações: Decom/PMA e Agência Brasil 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!