Um pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) foi impetrada pelo sindicato dos trabalhadores do DETRAN/RO ao presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, para fiscalizar atos de gestão Administrativa e Financeira do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Rondônia, que, em tese, acarreta o sucateamento da entidade autárquica e, consequentemente, ocasiona a elevação de taxas de serviços de forma desnecessária, causando danos a população.
A CPI também deve apurar condutas da Direção do DETRAN/RO, na adoção de medidas necessárias a garantir a proteção de funcionários da autarquia e da população, durante a prestação de serviços na pandemia do COVID19. Cabe registrar aqui que o Detran/RO teve um funcionário morto em serviço por Covid-19.
Os funcionários foram obrigados a trabalhar sem EPI’s, o atendimento ao público funcionou sem o básico expondo não somente os funcionários, mas também os clientes que buscam atendimento, aglomerações são vistas até hoje nas portas dos pontos de atendimento do Detran/RO. O diretor geral do Detran informou no dia 31/03/2021 na ALE-RO para os deputados que foi autorizado a abrir a autarquia pelo Governador Coronel Marcos Rocha.
Também haverá apuração na falta de manutenção dos prédios (alugados ou próprios), nos quais os funcionários e os clientes ficam a mercê da própria sorte (sol e chuva), principalmente no momento de pandemia, período no qual a administração faz “pouco caso” com o risco de vida do cliente dos funcionários.
O Detran/RO deverá explicar porque está perdendo terrenos doados por prefeituras para a construção de pistas de testes práticos para obtenção de CNH e pátios para veículos apreendidos, isso traz prejuízo ao Estado de Rondônia, pois o Detran paga caros alugueis em pátios para guardar veículos apreendidos.
Em Porto Velho o Detran/RO possui um terreno que custou quase R$ 6 milhões na avenida Rio Madeira com dimensões suficientes para suportar os dois pátios alugados que tem, mas o terreno está totalmente abandonado.
“É preciso investigar os convênios sigilosos que o Detran/RO possui, é preciso investigar as aquisições de matérias e a destinação destes. Investigar porque o Detran/RO não faz convênios de sinalização horizontal e vertical com todos os municípios de Rondônia”, afirma o SIDETRAN em nota.
Esses são alguns pontos do pedido de investigação, os mais graves seguem nos documentos apresentados pelo SINDETRAN-RO ao presidente da ALE-RO.
Fonte: Rondoniaovivo