A Agência Municipal de Regulação, autarquia responsável por regular e fiscalizar os serviços prestados pela Concessionária Águas de Ariquemes, realiza periodicamente vistorias de controle de qualidade, com o objetivo de verificar se os trabalhos obedecem o previsto no contrato de concessão 194/2016, celebrado com a Prefeitura de Ariquemes. São inspecionadas as Estações de Tratamento de Esgoto, localizadas nos residenciais Jardim Feliz Cidade e Zona Sul, além da Estação de captação e tratamento de água Jamari, a sede Canindé, onde ficam os sete poços tubulares profundos e um reservatório apoiado, e ainda a reservação Tropical, no bairro Jardim Jorge Teixeira, o qual conta com dois reservatórios (apoiado e elevado) e mais um em construção.
FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
A Diretora Presidente da AMR, Simone da Costa, explica que cada vistoria gera um relatório no qual a Diretoria Técnica Operacional faz os apontamentos que eventualmente ocorram e solicita a manutenção ou correção dentro de um prazo determinado. “Além disso, a Concessionária também está obrigada por força contratual a prestar contas mensalmente dos parâmetros de qualidade da água e do esgoto tratados, por meio de relatórios enviados à AMR. Nós analisamos e , quando necessário, fazemos solicitações de esclarecimentos e melhorias para garantir a boa execução dos serviços.” Afirmou.
Os dados informados em relatórios mensais de concessão também são utilizados pela AMR no cálculo dos indicadores anuais de qualidade da água e do esgoto tratados (IQAD e IQE) . Para serem considerados bom ou ótimo, os resultados devem ser maiores que 95%, considerando o período de 12 meses. Vale ressaltar que estes são apenas dois indicadores de qualidade avaliados mensalmente pela AMR.
FISCALIZAÇÃO CONTÍNUA
Só no primeiro quadrimestre de 2021, a AMR realizou 34 vistorias fiscalizatórias que compreenderam inspeção dos sistemas de tratamento de água e esgotos, recomposição de pavimentos em vis públicas após obras de novas ligações, manutenções extraordinárias, aferição de baixa pressão, reclamação de água suja e qualidade da água.
Fonte: Assessoria