Entre os dias 01 e 05 de Julho, um grupo de aventureiros e pesquisadores de Ariquemes, chamado de JUMGLE TEAM, formado por professores de história, geografia, gestão ambiental e técnicos das secretárias municipais de Educação e Meio Ambiente, realizaram uma visita técnica ao Parque Nacional dos Pacaás Novos e a Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau.
A expedição teve como objetivo percorrer 22 km de trilha dentro da floresta amazônica até atingir o Pico do Tracoá, ponto mais alto do estado de Rondônia e viabilizar o levantamento, in loco, das potencialidades naturais, tais como fauna, flora, solo e rios, além de produzir material didático para ser utilizado com os alunos da rede privada e pública de Ariquemes.
De acordo com os pesquisadores, o Parque Nacional de Pacaás Novos, possui uma área de 764.801 hectares, um perímetro de 650 km, abrangendo os municípios de Campo Novo de Rondônia, Guajará Mirim, Nova Mamoré, Alvorada do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Mirante da Serra e São Miguel do Guaporé.
O Parque tem um papel importante na estratégia de conservação dos ecossistemas amazônicos, pois além de possuir uma paisagem de rara beleza cênica, tem uma enorme relevância hidrológica/hidrográfica, uma vez que possui mais de 2.000 nascentes que formam as principais bacias hidrográficas do estado de Rondônia, incluindo aí o Rio Jamari, que abastece a cidade de Ariquemes. Possui também uma relevância eco-biológica imensurável, já que abriga uma enorme variedade de ecossistemas que vai desde a Floresta Equatorial Amazônica até o Cerrado, sendo caracterizado por ser um ecótono, ou Zona de Transição Ecológica.
Segundo o pedagogo e biólogo Heverton Patryck Pereira Gomes, idealizador do JUMGLE TEAM e da expedição, o projeto foi muito exitoso, pois além de permitir o reconhecimento das potencialidades naturais do Parque Nacional dos Pacaás Novos, viabilizou uma união de forças entre setor público e privado muito salutar em defesa da educação e sensibilização ambiental.
“Um projeto como esse demanda tempo, planejamento e recursos, sua concretização só foi possível porque houve uma união de forças entre o Colégio Excelência, que liberou três professores do seu quadro funcional por 2 dias e ajudou com um aporte financeiro e secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente de Ariquemes que disponibilizaram um apoio logístico com duas caminhonetes 4 x 4 para o transporte dos equipamentos e suprimentos", disse Patryck.
O biólogo Rogerio Martins Sanches, o gestor ambiental Moisés de França Nunes e o professor de geografia Alan Duarte do Espírito Santo além de integrantes do JUMGLE TEAM são também integrantes do Departamento de Educação Ambiental da prefeitura de Ariquemes e se comprometeram em utilizar todo o material produzido na expedição nos trabalhos de Educação Ambiental com os alunos da rede pública municipal. O jornalista Luiz Martins e o repórter cinematográfico William Andrade, ambos da Rede Globo Amazônia, estão trabalhando da pós-produção de matéria para os jornais da Rede.
O site Ariquemes News parabeniza todos os integrantes da expedição, que desbravaram esse verdadeiro santuário ecológico, junto com a Rede Globo Amazônia, com o propósito, exclusivamente, socioeducativo e preservacionista.
Participaram da Expedição:
- Heverton do Nascimento Pereira - PEDAGOGO e BIÓLOGO;
- Lucas Murilo Rodrigues de Melo - PROFESSOR DE HISTÓRIA;
- Alex Duarte do Espírito Santo - PROFESSOR DE HISTÓRIA;
- Vinícius Rafael Rozendo Bariviera – PROFESSOR DE GEOGRAFIA;
- Moisés de França Nunes – GESTOR AMBIENTAL;
- Evaldo Estoco Egert – GESTOR AMBIENTAL;
- Rogério Martins Sanches - BIÓLOGO;
- Alan Duarte do Espírito Santo – PROFESSOR DE GEOGRAFIA;
- João Paulo kochem – PROFESSOR DE HISTÓRIA;
- Rosimere Luciene Ferreira – PEDAGOGA;
- Milena Melo – PROFESSORA DA APAE;
- Rogério Pacheco – PROFESSOR DE GEOGRAFIA;
- Luiz Martins – JORNALISTA;
- William Andrade – REPORTE CINEMATOGRÁFICO.
Fonte: Ariquemes News
Fotos: JUMGLE TEAM