Foi aberta uma enquete, para consulta pública, pela Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), a fim de decidir sobre o futuro de uma castanheira na Praça da Vitória.
A Castanheira - Bertholletia excelsa, nativa da floresta Amazônica, foi plantada aproximadamente a duas décadas, antes da existência da Secretaria de Meio Ambiente e qual está localizado na Praça da Vitória, no município.
De acordo com a SEMA, a árvore pode chegar até 500 anos e atingir 50 metros de altura. Produz ouriços (frutos) anualmente, cujo peso atinge em média 750 gramas, e que caem no período de outubro a janeiro. Atualmente a castanheira já conta com aproximadamente 13 ouriços.
Diante deste risco, no ano de 2019 foi construído pela SEMA, um aparato para amenizar o impacto, caso houvesse uma queda de frutos. Na ocasião foi construído um pergolado coberto com tela de arame galvanizado, mas mesmo com essa obra o efeito não foi o esperado, sendo que na última safra, durante a queda de um ouriço, houve rompimento da tela. No ano de 2020 foi então executado o isolamento físico com cerca, também sem eficácia desejada.
Segundo os técnicos da Sema, a espécie não é adequada para arborização urbana, devido as características do fruto ser pesado e haver a queda natural e inesperada de galhos.
O Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMMA e o Departamento de Engenharia Ambiental da SEMA, apontaram como alternativa, a substituição da castanheira para sanar o problema, visando a preservação da integridade física e a segurança das pessoas que fazem uso da praça, os quais podem até vir a óbito em caso de serem atingidos por galhos ou frutos (ouriço).
Diante disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente quer saber a sua opinião:
Fonte: Ariquemes News
Com informações Decom/PMA