Nesta sexta-feira (04) circulou um vídeo nas redes sociais onde um familiar filma uma paciente sendo transportada na carroceria de um veículo.
No vídeo a pessoa afirma que buscou atendimento no Centro de Internação Domiciliar (CID) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), porém, não foi atendido.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Ariquemes (SEMSAU) informou que:
"Sobre o ocorrido na data de hoje, ao que se refere ao transporte de pacientes com dificuldade de locomoção, a Secretaria Municipal de Saúde - SEMSAU informa que o Serviço de Atendimento Médico de Urgência - SAMU é responsável pelos atendimentos de urgência e emergência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas, realizando os primeiros socorros à saúde do paciente.
Já o Centro de Internação Domiciliar - CID, prestam serviços de assistência a saúde à pacientes acamados que necessitam de curativos, tratamentos medicamentosos e outros, sendo assistidos conforme cronograma de atendimento.
Ressaltamos ainda, que mesmo fora de cronograma, diversos atendimentos de transporte de pacientes são realizadas diariamente atendidos com a máxima eficiência da equipe de saúde".
De acordo com a SEMSAU, a paciente não era atendida pelo CID. Portanto, não se tinha conhecimento da necessidade do transporte.
Segundo a direção do CID, quando foi solicitando ambulância para o transporte à diálise, foi explicado que a ambulância estava com outro paciente fora do município, e por esse motivo não consegueria atender naquele momento.
Mais tarde, porém, a assistente social da Diálise solicitou a Secretaria de Saúde do município para transportar a paciente para casa, e como o veículo já havia retornado, foi prontamente atendida.
Fonte: Ariquemes News