Por conta do alto nível do rio Jamari, a travessia pela balsa na RO-459 foi suspensa desde a quarta-feira (16) em Alto Paraíso.
A balsa para a travessia de veículos na RO-459, principal rota para Alto Paraíso, começou a ser usada em 2019, após a ponte que passava sobre o rio Jamari ser destruída por outra cheia.
Além da balsa, muitos veículos usam o Travessão B-40 para chegar ao município de Alto Paraíso, mas essa rota alternativa dos motoristas também pode ficar prejudicada com o período chuvoso.
Isso porque imagens feitas através de moradores da região mostram que as águas do rio Massangana já invadem a estrada do Travessão B-40.
Diante disso, se a via ficar interditada, os moradores de Alto Paraíso podem ficar totalmente isolados.
Construção de ponte
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos de Rondônia (DER-RO), uma nova ponte está sendo construída na RO-459, no trecho entre Alto Paraíso e a BR-364.
As obras foram reiniciadas em janeiro deste ano e devem custar R$ 8,5 milhões. A nova ponte deve ser de mão dupla, com 8,80 metros de largura e 130 metros de extensão.
Além disso, o DER afirma que a nova ponte será construída 5 metros mais alta do que a antiga, derrubada pela cheia do rio Jamari em 2019.
Fonte: G1 Rondônia