No último domingo (01), foi realizada a 27ª cavalgada do trabalhador, em Candeias do Jamari, em comemoração ao dia do trabalhador. Na noite anterior, Fábio Schinayder conquistou o título de 1ª princesa. Raissa Santos se elegeu como 2ª princesa, Thielly Cristina como Madrinha, e o título de Rainha da Cavalgada ficou para Isabele Andrade. O concurso é uma tradição que antecede a programação da festa do trabalhador, com a tradicional cavalgada no dia 1º de Maio, que faz parte da agenda cultural do município.
Após obter o título, Fábio Schinayder, que se assume como travesti, mas se considerada trans, passou a receber críticas, nas redes sociais, e até ameaças de pessoas contrariadas com a sua escolha.
Fábio anunciou que, por causa dos insultos e ameaças, vai adotar o nome social de Fabiana. Disse ainda que já participou de outras competições de beleza, inclusive em Porto Velho. “Me considero mulher, tanto que só uso roupas femininas”, argumentou.
Uma das responsáveis pelo concurso disse que, ao se inscrever, Fábio não foi barrado. Ele participou dos ensaios e não enfrentou nenhum tipo de hostilidade por parte das outras participantes. Relatou também que “não houve manipulação de notas e a escolha dos jurados foi livre”, contou a servidora municipal de Candeias do Jamari.
Fábio usou as redes sociais para postar nota de repudio contra as descriminações e esclareceu que ganhou o título obedecendo todas as normas e critérios estabelecidos pela organização do evento. Conclui revelando que já contratou advogado e pretende levar o caso à Polícia Civil.
Fonte: Ariquemes News (Com informações Folha do sul online e Jaru online)
Fotos: Divulgação