Offline
Prefeitura de Ariquemes realiza campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
Notícias
Publicado em 09/05/2022

O mês de maio é marcado pela conscientização sobre a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em Ariquemes, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) realiza, durante todo o mês de maio, ações voltadas para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, em alusão a campanha “Maio Laranja”As atividades incluem ação integrada em pontos estratégicos na cidade e no Distrito Bom Futuro.

De acordo com a SEMDES, também serão realizados eventos com crianças e adolescentes no Centro de Convivência, além do fortalecimento de vínculos no Espaço Conviver. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Ariquemes, ainda realizará uma carreata, que está está programada para acontecer no dia 18 de maio, dia nacional de mobilização da campanha.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Alcilene Conroy, o objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de prevenir e denunciar possíveis violações de direitos de crianças e adolescentes. Além da violência sexual, os organizadores pretendem alertar para outros tipos de violação, como o trabalho infantil.

As denúncias podem ser feitas através do:

Disque 100;

1º Conselho tutelar: 3535-2823;

2º Conselho tutelar: 3516-2053.

Clique na imagem abaixo e assista o vídeo institucional:

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, afirma que "neste período, damos uma atenção mais que especial às nossas crianças e adolescentes. Os impactos da violência sexual, física ou psicológica são imensuráveis, mas podem ser amenizados dependendo de como a vítima será acolhida"disse a ministra.

A gestora convida a todos a se engajarem na causa, denunciando as violências por meio do Disque 100. "Enquanto sociedade, é nosso dever denunciar e estarmos atentos a quaisquer sinais que podem identificar violência contra crianças e adolescentes. O silêncio só agrava a situação e impede que a criança ou adolescente saia dessa situação de violência. Então, Disque 100 para denunciar qualquer violação dos direitos humanos", conclui.

 

Saiba mais

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio em memória à menina capixaba Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973.

A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês). O abuso sexual se configura quando a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual. Já a exploração sexual é quando eles são utilizados com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

 

 

Fonte: Ariquemes News

Fotos: Divulgação

Comentários
Comentário enviado com sucesso!