Offline
Varíola dos macacos: Casos suspeitos em Rondônia são descartados; Brasil registra terceiro caso
Publicado em 13/06/2022 12:52
Notícias

Os dois casos suspeitos de Monkeypox vírus (varíola dos macacos), no município de Rio Crespo, foram descartados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde no Estado de Rondônia (Agevisa), após liberação do resultado não reagente do Laboratório de Saúde Pública da Fundação Ezequiel Dias – Funed, com sede em Minas Gerais, referência para as regiões Norte e Nordeste dos casos suspeitos do vírus.

As duas amostras foram enviadas para análise ao Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia – Lacen. Uma das amostras foi enviada para a Funed para detecção do vírus e a outra ficou no Lacen para diagnóstico diferenciado que possibilita a detecção de outras doenças.

“Na sexta-feira (10) a amostra chegou ao Funed e neste domingo (12), fomos informados oficialmente que os casos investigados não são da doença Monkeypox, sendo descartados pela referência nacional”, informou o diretor-geral da Agevisa, Gilvader Gregório de Lima.

De acordo com a Agevisa na tarde de domingo, a Sala de Situação da Monkeypox no Ministério da Saúde, por meio do Informe N° 21 retirou da lista de casos suspeitos, os notificados em Rondônia, que segundo a definição foram descartados por diagnóstico laboratorial.

 

Casos no país

De acordo com o Ministério da Saúde, no momento, o Brasil registra três casos confirmados, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Estão em investigação seis casos suspeitos. Todos seguem isolados e em monitoramento.

 

Fonte: Ariquemes News

Foto: Daiane Mendonça

Comentários
Comentário enviado com sucesso!