Foi prorrogada até o dia 30 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Ariquemes (Semsau), a iniciativa se dá pela baixa cobertura vacinal do público alvo.
De acordo com a Semsau, todas as crianças de 1 a 4 anos, mesmo que já tenham registro de vacina contra poliomielite devem fazer o reforço. O país está em alerta, pois outros países já confirmaram casos de poliomielite recentemente.
A coodenadora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ariquemes, Ândrea Fernanda Gaspar Guedes, disse que a campanha de multivacinação é destinada para crianças menores de 1 ano a 14 anos, 11 meses e 29 dias, no intuito de atualizar a caderneta de vacinação.
Serão ofertadas, entre outras, as seguintes vacinas:
Poliomielite;
Rotavírus;
Pneumonia;
Meningite;
Febre amarela;
Fifteria;
Tétano e coqueluche;
Hepatite A;
Sarampo;
Caxumba;
Rubéola.
Ainda de acordo com a Semsau, os adolescentes que estão na faixa etária entre 11 a 14 anos, devem comparecer nos locais de vacinação para verificar se tomaram a vacina contra meningite ACWY. Na rotina, essa vacina é feita até os 12 anos, porém, na campanha foi prorrogada a faixa etária até 14 anos.
A secretaria de saúde ressalta que haverá disponibilidade da vacina contra HPV, que inicia entre 9 anos (meninas) e 11 anos (meninos) e pode ser aplicada até os 14 anos e 11 meses.
Os atendimentos ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30, e das 14h às 16h30, as sextas-feiras das 8h às 11h.
Fonte: Ariquemes News