A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) confirmou, neste domingo (11) por meio de uma nota, que duas pessoas foram diagnosticados com varíola dos macacos em Rondônia. De acordo com a Agevisa, os casos são de uma mulher tem entre 30 e 40 anos e um jovem entre 10 e 20 anos. Também não foram reveladas as cidades onde os casos foram registrados.
Veja a nota:
"A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia - Agevisa confirmou neste domingo (11), por meio de exame laboratorial, dois casos positivos de Monkeypox no estado. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, com idade entre 30 e 40 anos, atendida no início de setembro, e de outro do sexo masculino, com idade entre 10 e 20 anos, também atendido no início de setembro.
Ambos estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica, bem como seus contatos domiciliares.
Ressaltamos que a propagação da doença se dá por transmissão respiratória, contatos com as lesões (inclusive por via sexual) e por contato com objetos contaminados com o vírus. Dessa forma, orientamos à população em geral a se proteger com o uso regular de máscaras.
Acrescentamos que em caso de aparecimento de lesões na pele, na boca ou na região genital, deve-se procurar atendimento médico em uma Unidade de Saúde para avaliação."
Fonte: Ariquemes News
Foto: Getty Images