A Prefeita de Ariquemes Carla Redano entregou, nesta segunda-feira (17), um caminhão pipa para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA). Foi investido R$ 486.000,00 (quatrocentos e oitenta e seis mil reais) para a aquisição do veículo, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente.
Carla Redano destacou a importância da aquisição para o município. “Infelizmente, todos os anos no período da estiagem temos vários registros de incêndios na área urbana e rural do município. Apesar das constantes campanhas que a secretaria promove para conscientizar as pessoas sobre os riscos das queimadas, essa é uma prática comum, que acaba colocando em risco a vida de outras pessoas. O caminhão pipa chega para contribuir com o trabalho dos nossos servidores que se arriscam para combater os incêndios”, finalizou a prefeita.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Vilmar Ferreira, era grande a necessidade da secretaria possuir um caminhão pipa para ajudar nos trabalhos da secretaria. “Com a aquisição deste pipa, vamos conseguir atender e combater os incêndios que acontecem na nossa cidade no período da seca, além de realizar o serviço de irrigação das praças e canteiros públicos” disse o secretário.
Segundo a SEMA, o caminhão é equipado com um tanque pipa de 10 mil litros, e vai ficar à disposição da Brigada Municipal de Incêndio da Sema.
Termo de fomento com o Bombeiro Civil
Na mesma cerimônia, a prefeita Carla Redano assinou um termo de fomento com a Associação de Bombeiros Civis de Ariquemes e Região (Asbocar), no valor de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), recurso oriundo do Fundo Municipal de Meio Ambiente.
Serão quatorze (14) bombeiros civis que irão ajudar na segurança do Parque Botânico, além de desenvolver ações de combate a incêndio.
A associação dos Bombeiros Civis foi criada em 2018, com a necessidade de buscar mão de obra qualificada nas áreas de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio.
O grupamento conta com diversos profissionais, com as mais variadas qualificações, e desenvolvem ações de forma voluntária junto às secretarias municipais.
Fonte: Ariquemes News