O Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública (GAESP), representado por seu Coordenador, Promotor de Justiça Tiago Cadore, apresentou, em reunião virtual, ao Presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Célio Lang, o Projeto de Acolhimento às Vítimas de Crimes Violentos.
O GAESP atua em atenção ao Movimento Nacional de Proteção às Vítimas, fomentado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A intenção da reunião foi obter a adesão das Prefeituras ao projeto com a finalidade de prestar atendimento psicossocial às vítimas de crimes violentos encaminhadas pelo MP.
O Projeto consiste em acolher as vítimas de crimes violentos, explicar a elas como funciona o processo, prestar informações durante o andamento, bem como proporcionar atendimento psicológico aos que precisarem e fazer com que a vítima deixe de ser tratada como um meio de prova e passe para ter um tratamento como sujeito de direito, com respeito e acolhimento.
Segundo o Promotor de Justiça Tiago Cadore, esse primeiro contato com a AROM foi fundamental para uma segunda etapa, que está sendo preparada pelo GAESP, e consistirá em evento a ser realizado em novembro, para o qual serão convidados todos os prefeitos para que eles assinem um termo de adesão ao projeto.
Fonte: Assessoria/MPRO