Offline
Marcos Rocha revoga decreto de criação da Reserva Soldado da Borracha
Notícias
Publicado em 28/10/2022

O Governador Coronel Marcos Rocha revogou no dia 28 de outubro de 2022 o decreto que estabelecia a criação da “Estação Ecológica Solado da Borracha”, a qual foi criada em 2018 pelo então governador Confúcio Moura junto com outras dez reservas ambientais.

De acordo com o decreto assinado pelo Coronel Marcos Rocha, a decisão foi tomada por uma série de fatores, dentre os quais estão o fato de que a lei obriga o Estado a desapropriar áreas particulares que estão inseridas nos limites destas reservas.           

Ainda de acordo com as considerações do decreto, no local há 760 imóveis rurais produtivos, logo o Estado teria que indenizar os proprietários e o cálculo deste custo é de mais de R$ 3.2 bilhões.

Diante da falta de orçamento para indenizar esses produtores, somado ao fato de haver propriedades particulares no limite da reserva, o governador achou por bem revogar o decreto.

Em setembro de 2021, o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), se reuniu com produtores rurais do entorno da unidade de conservação Soldado da Borracha.

Na época, Alex Redano já dizia que “é uma situação que precisa ser acompanhada, pois as famílias que residem na área estão prejudicadas e a Assembleia é sensível ao problema e estamos buscando o entendimento para que essa questão possa ser solucionada", disse Redano.

A reserva Soldado da Borracha abrange parte do território da capital, Porto Velho e do município de Cujubim. Ao todo, Rondônia possui 11 reservas ambientais.

Comenta-se nos bastidores da política que o Governador também irá rever os decretos de criação das demais reservas existentes em território rondoniense.

 

Fonte: Assessoria

Foto: Divulgação

Comentários