A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), aderiu na última semana, ao Projeto de Planificação da Atenção à Saúde, iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde (SESAU) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), desenvolvida nos municípios a partir das Coordenadorias Regionais.
De acordo com a SEMSAU, o processo é composto por cinco (05) oficinas, tutorias de Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) com duração aproximada de 16 meses.
Para a secretária de saúde de Ariquemes, Lorena Fiorenzani, o objetivo é ampliar o acesso e aumentar a resolutividade da atenção primária à saúde como ordenadora da rede de atenção básica à saúde.
Lorena explica ainda que a meta é melhorar a saúde das pessoas e garantir o cuidado da população ao longo do tempo, proporcionando serviços de prevenção, cura e reabilitação.
"O novo sistema de atendimento aos usuários de forma planificada, vai diminuir custos e potencializar o atendimento ao paciente. O trabalho que passará a ser desenvolvido, melhorará a atenção primária que, se bem aplicada, é capaz de resolver 90% dos casos que chegam aos postos de atendimento à saúde. A prioridade será a rede Materno-Infantil e Atenção às Condições Crônicas." Disse a secretária.
Fonte: Ariquemes News
Fotos: Divulgação/PMA