A prefeita de Ariquemes Carla Redano acompanhou, nesta sexta-feira (27), os preparativos que antecedem as cirurgias para remoção de catarata. Os atendimentos começaram com a triagem e exames pré-operatórios de 40 pacientes que estão na fila de espera do SUS para a realização do procedimento.
De acordo coma Secretaria Municipal de Saúde de Ariquemes (SEMSAU), ao todo serão atendidos cerca de 100 pacientes no primeiro semestre deste ano, divididos por grupos. O processo de contratação de profissionais e Centro Cirúrgico adequado para as cirurgias oftalmológicas, ocorreu por meio de certame licitatório, com uma emenda parlamentar no valor de R$ 500.000,00 (Quinhentos mil reais), do Senador Confúcio Moura.
Nesta primeira etapa, todos os pacientes passam pelo procedimento na visão mais comprometida. Entre os selecionados neste mutirão está a Dona Neudi Nunes, de 63 anos. Ela conta que foi diagnosticada com catarata há 09 anos e desde então aguardava a oportunidade de fazer a tão sonhada cirurgia.
“É uma felicidade muito grande, eu estava com medo de ficar cega, infelizmente com o dinheiro da aposentadoria, não dá para pagar uma cirurgia desse porte, graças a Deus e a nossa Prefeita, eu vou realizar o meu maior sonho!” Enfatizou a aposentada.
COMO ENTRAR NA FILA PARA CIRURGIA?
A Secretária de saúde do município, Lorena Fiorenzani, disse que para passar pelo procedimento, "o paciente precisa ter a indicação oftalmológica, com laudo que ateste a necessidade de cirurgia. O caminho começa pela Unidade Básica de Saúde, onde o cidadão será indicado pelo Clínico Geral a para passar pelo oftalmologista, realizar os exames necessários e fazer o agendamento no Sistema de Regulação," afirmou a secretária.
Fonte: Ariquemes News
Fotos: Assessoria