Acontece nesta quarta-feira (14) às 14h, uma audiência pública na Assembleia Legislativa que irá debater sobre os embargos propostos pelos órgãos ambientais federais. Os embargos são em terras que foram desmatadas após a implantação do código Florestal de 2008.
De acordo com o deputado Alex Redano (Republicanos), proponente da audiência pública, a Casa de Leis do Estado quer ouvir os moradores de Rondônia e os órgãos ambientais sobre esses embargos, que poderão atingir até 30% do Estado de Rondônia.
Alex Redano lembrou que no Estado do Amazonas já estão retirando famílias, rebanhos, produção das propriedades que desmataram após 2008. Em Rondônia até 30% do território rondoniense foi desmatado após 2008, ano em que entrou em vigor o código florestal.
O deputado conclamou aos colegas de parlamento, aos representantes do Estado no Congresso Nacional e a toda a população, para lutarem lado a lado contra esta decisão. Segundo o parlamentar, a Assembleia Legislativa está mobilizada em prol de ajudar o produtor rural, e vai tratar de forma atenciosa esse assunto dos embargos anunciados pelos órgãos de meio ambiente do governo federal.
O deputado Alex Redano manifestou preocupação quanto a essa ação que preocupa toda a população de Rondônia.
“Sabemos que é algo que muito nos preocupa, temos recebido vários clamores dos produtores rurais e é comprovado o desespero desses produtores com todo esse boato de embargos, possivelmente teremos por parte do Governo Federal, por meio do Ibama, com o apoio do Exército”. explicou o deputado.
E conclui: "Sabemos que muitas propriedades foram construídas, novas e caras benfeitorias, investimentos e até financiamentos para melhorias de suas propriedades, por isso faço um apelo à bancada federal rondoniense, para que se unam e liderem um grande movimento em Brasília, em conjunto com as bancadas dos estados da Amazônia, para que sensibilizem a presidência da República, a rever a política ambiental que está sendo aplicada na Amazônia." Pontuou o deputado.
Texto: Mateus Andrade
Foto: Antônio Lucas