A parceria entre o Governo do Estado de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conepod) e a Federação do Comércio do estado de Rondônia (Fecomércio) e Sistema “S” tem como objetivo principal a ressocialização e reintegração de dependentes químicos que estão em tratamento nas comunidades terapêuticas. Estiveram reunidos, na última semana o presidente do Conepod, David Inácio; o presidente da Fecomércio, Raniery Coelho; a Coordenadora Geral de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Helen Virgínia e os diretores Regionais do Serviço Social do Comércio de Rondônia (Sesc) Nina Cátia e o Osvino Juraszek.
Durante a reunião o presidente do Conepod, David Inácio destacou a importância de oferecer acesso à educação e formação profissional aos dependentes químicos, como ferramentas essenciais para a reintegração social. Com isso, pretende-se capacitar os acolhidos por meio de cursos técnicos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac, reconhecido nacionalmente por sua excelência em educação profissional.
“O acesso à educação e à formação profissional são ferramentas essenciais nesse processo e estamos firmando parceria com a Fecomércio e Sistema “S” para que possamos capacitar os dependentes químicos que estão em tratamento nas comunidades terapêuticas”, afirmou o presidente do Conepod.
O presidente da Fecomércio, Raniery Coelho enfatizou que a qualificação profissional proporcionará aos dependentes químicos maiores chances no mercado de trabalho. Os cursos oferecidos vão abranger áreas de atuação diversas, permitindo o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para ingressar no mercado de trabalho. Além disso, Raniery Coelho ressaltou o diferencial competitivo que os dependentes químicos que concluírem os programas terão ao buscar oportunidades de emprego.
A Diretora Regional do Sesc Nina Cátia, disse que a expertise do sistema em um projeto social dessa relevância é desafiadora, mas que trará resultados significativos. “Nossa qualificação de excelência é conhecida no Brasil inteiro. Nosso compromisso social com a formação profissional de qualidade poderá ajudar muito na inserção desses acolhidos no mercado de trabalho”, avaliou a Diretora.
O Diretor Regional do Sesc Sovino Juraszek, ressaltou que o Sistema tem muito a oferecer nessa parceria, seja nas atividades de saúde preventiva, ou mesmo no incentivo à prática de atividades físicas, culturais e esportivas, Odontologia, e até Nutrição. “Temos muito a oferecer nessa parceria com o Governo do Estado em um segmento tão complexo como é a dependência química. A união de esforços para a criação desse projeto será fundamental para atingir seus objetivos”, declarou Osvino.
O Governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha destacou que a dependência química é uma questão complexa e desafiadora que afeta a vida de muitas pessoas, que são invisíveis para a sociedade. “Oferecer meios para a ressocialização dessas pessoas é de suma importância para que essas pessoas possam reconstruir suas vidas, para que possam resgatar o vínculo com a família e viver em sociedade” ressaltou.
APOIO PSICOSOCIAL
Além da qualificação profissional, o Senac também poderá fornecer apoio psicossocial aos participantes dos cursos, por meio de palestras, workshops e atividades de orientação que contribuam para a melhoria da autoestima, da comunicação interpessoal e do desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
LEVANTAMENTOS DOS CURSOS
Para identificar as demandas e interesses dos dependentes químicos em relação à educação e formação profissional, o Conepod e o Senac realizarão um levantamento. Com base nesse diagnóstico, serão elaborados cursos e programas que atendam às necessidades específicas do público-alvo. O Senac será responsável por estruturar os cursos de acordo com as diretrizes pedagógicas estabelecidas, definindo carga horária, conteúdo programático, metodologia de ensino e recursos necessários.
Além disso, será estabelecido um sistema de acompanhamento e avaliação dos participantes dos cursos, com o objetivo de monitorar seu desempenho, identificar dificuldades e oferecer suporte adicional quando necessário. Avaliações periódicas também serão realizadas para verificar o progresso dos alunos.
CERTIFICADO RECONHECIDO NACIONALMENTE
Ao final dos cursos, o Senac emitirá certificados de conclusão reconhecidos nacionalmente aos dependentes químicos que atingirem os critérios estabelecidos. Além disso, a instituição poderá auxiliar na elaboração de currículos para facilitar o encaminhamento dessas pessoas ao mercado de trabalho.
QUALIFICAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL
A parceria entre o Governo do Estado de Rondônia por meio do Conepod, Fecomércio e o Sistema "S" demonstra o comprometimento das instituições em promover a ressocialização dos dependentes químicos, oferecendo-lhes oportunidades de capacitação e reintegração social. Acredita-se que a qualificação profissional, aliada ao apoio psicossocial e ao acompanhamento durante o processo de reintegração, contribuirá para que esses indivíduos possam reconstruir suas vidas e viver em sociedade de forma plena.
Participaram da reunião o Diretor de Projetos Sociais do Sesc, João Daniel, a Coordenadora do Programa de Assistência do Sesc-RO, Railene da Silva Souza, e assessores do Conepod, Mara Cristiane (Secretária-Geral), Vrauceia Cavalcante (Diretora de Comunidades Terapêuticas), Hellen Simião (Diretora de Projetos), a assessora técnica da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), Lucimar Rapozo, Davi Santos Junior (Sepat), Yvana Torres (Sepat), e Sivone Sá (Sepat).
Fonte: Assessoria