A prefeita de Ariquemes, Carla Redano (União), recebeu representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), a fim de discutir melhorias do serviço de saúde ofertado à população de Ariquemes. O encontro aconteceu, nesta sexta-feira (24) na prefeitura de Ariquemes. Além da equipe de governo do poder executivo municipal, participaram o conselheiro Jailson Viana, secretário-geral de Controle Externo, Marcus Cézar Filho, e a equipe de auditoria do TCE-RO.
Durante o encontro foram apresentadas, pelo TCE, as situações constatadas que merecem aprimoramento, na Uunidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Municipal.
De acordo com a auditoria, foram detectados problemas em equipamentos, na escala de plantão dos profissionais da saúde e a falta de medicamentos específicos.
O TCE sugeriu que a Secretaria de Saúde elabore um plano de contingência para o caso de eventualidades.
Também foi recomendado que a segurança nas unidades de saúde seja reforçada, para garantir a integridade dos profissionais e pacientes.
Sobre a escala dos médicos, os auditores deram sugestões para tornar as escalas de trabalho mais claras, tanto na UPA, quanto no hospital. Sugeriram ainda evidenciar, de modo claro, os contatos da ouvidoria para pacientes.
Foi ainda dado prazo de 30 para resolução de problemas de menor complexidade, e de 180, para os de maior gravidade. Outros detalhes serão consolidados em um relatório, que será enviado à prefeitura.
GESTORA
A prefeita Carla Redano se disse satisfeita com o novo modo de atuação do órgão: cooperando e contribuindo com preciosas sugestões de melhoria. “Muito positiva essa forma de atuar do TCE. Vem como um parceiro para ajudar na gestão e chegar à população com melhorias”, pontuou.
A prefeita ainda se comprometeu, juntamente com sua equipe de governo, em se empenhar para solucionar os problemas levantados: “Agradeço esta semana que o TCE passou em nossa cidade, vendo pontos que muitas vezes passam despercebidos. Nossa equipe da saúde estará empenhada para que, em 180 dias, a situação seja resolvida”. Frisou.
VALE DO JAMARI
Segundo o TCE-RO, as auditorias estão sendo realizadas em 9 municípios do Vale do Jamari.
Além de Ariquemes, são contemplados: Machadinho D’Oeste, Vale do Anari, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Alto Paraíso, Cujubim, Rio Crespo e Cacaulândia.
Fonte: Ariquemes News (Com informações TCE-RO)