Com o início das férias escolares do meio do ano, a Energisa dá algumas orientações para evitar acidentes domésticos com crianças e adolescentes envolvendo eletricidade. Alguns cuidados simples, como colocar protetores nas saídas de energia e usar as tomadas no novo padrão do Inmetro, sem auxílio dos famosos “T” - ou benjamins -, podem deixar a casa mais segura neste período em que as crianças usufruem mais do espaço.
Uma das principais recomendações é em relação ao uso de aparelhos eletrônicos enquanto estão carregando. Aparelhos celulares, por exemplo, não devem ser utilizados enquanto estão conectados à tomada. Além disso, o técnico em Segurança do Trabalho da Energisa em Rondônia, Claudinês Lobato Duarte, explica que nem fones de ouvido devem ser utilizados nos aparelhos enquanto estão carregando.
“Quando utilizamos o celular durante o carregamento, ficamos expostos a choques elétricos. Por isso, os pais devem sempre orientar os filhos em relação a isso”, orienta Duarte.
No caso das crianças menores, a orientação é se atentar sempre para evitar que coloquem plugues na boca, não insiram objetos nas tomadas e nem puxem os fios. “O ideal é revisar a fiação, evitar deixá-la exposta e bloquear, sempre que possível, o acesso às tomadas”, orienta o técnico.
Ao ligar aparelhos eletrônicos na tomada, não deve ser utilizado os benjamins (Ts), pois podem sobrecarregar e aquecer as tomadas, causando curto-circuitos e até incêndios de grandes proporções.
Em brincadeiras ao ar livre, a orientação é sempre se atentar ao espaço e verificar se não tem fios caídos, que podem ocasionar acidentes. Se a brincadeira for soltar pipas, a recomendação é que elas sejam empinadas longe da rede elétrica, preferencialmente em áreas abertas. Caso a pipa ou qualquer outro objeto fique preso na fiação ou postes de energia, a Energisa deve ser acionada pelo telefone 0800 647 0120.
Confira as dicas da Energisa para prevenir acidentes elétricos com a criançada:
- Faça uma revisão periódica e mantenha as instalações elétricas de sua residência em bom estado;
- Não use fios emendados, velhos ou danificados, nem deixe-os expostos e soltos;
- Coloque protetores nas tomadas para evitar que crianças insiram objetos e use tomadas no novo padrão do Inmetro;
- Evite usar benjamins (conhecidos como T) ou extensões, pois podem provocar superaquecimento, curtos-circuitos e até incêndios;
- Não deixe que as crianças fiquem colocando ou retirando aparelhos elétricos da tomada;
- Lembre-se: água e eletricidade não combinam. Deixe aparelhos elétricos longe da água e, ao usar qualquer equipamento, esteja sempre com calçados e mãos secas;
- Nunca aproxime bastões, hastes ou outros objetos de fios e cercas elétricas.
Fonte: Assessoria