Lideranças comunitárias de Ariquemes participaram do Encontro de Afluentes, promovido pela concessionária Águas de Ariquemes. O Encontro teve como tema o período de estiagem em Rondônia, e as ações preventivas e de melhorias realizadas pela concessionária para minimizar os impactos no abastecimento durante o verão amazônico. A reunião foi realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial do município (Acia).
Com a previsão de poucas chuvas para os próximos meses, e um período de estiagem prolongado, resultando em uma baixa significativa nos níveis dos rios, a concessionária promoveu a reunião junto às lideranças comunitárias de Ariquemes para apresentar o cenário estadual e local, e chamar a atenção para união de todos pelo consumo consciente da água.
Durante a reunião com as lideranças, a coordenadora operacional da Águas de Ariquemes, Renata Pazini, destacou as ações da concessionária desde o monitoramento diário do nível do Rio Jamari, que abastece a cidade, e ações de melhorias em todo sistema de abastecimento e ampliação da capacidade de reservação de água. Município conta com dois reservatórios, que armazenam 4 milhões de litros d’água.
“Além das melhorias e ações preventivas, em caso de seca mais severa, nosso plano de ação contempla ainda o desassoreamento do rio, prática comum devido a movimentação da areia do próprio manancial, que acumula no ponto de captação, e ainda estudo de novos pontos de captação. Nossas ações reforçam nosso compromisso, mas contamos com ajuda da população para evitar desperdícios de água e passarmos pelo período de estiagem de forma mais tranquila”, destacou Renata Pazini, coordenadora operacional da Águas de Ariquemes.
“Depois da reunião estou mais consciente e ciente da responsabilidade que cada um deve ter para não desperdiçar a água. A partir de agora, vou conscientizar também os meus vizinhos. Foi muito importante”, relatou o líder comunitário do Setor 1, Marcos José de Souza.
“É um momento de união de todos, vamos nos mobilizar enquanto comunidade para todos teres mais consciência, e bons hábitos. A gente precisa ter esse cuidado”, disse Tatiane Rodrigues de Souza, líder comunitária do Bairro Jardim Felicidade.
“O trabalho de avanço no saneamento em Ariquemes é fruto do relacionamento com as pessoas. São os líderes comunitários que nos indicam onde precisamos atuar, seja levando nossa estrutura ou fazendo melhorias em cada ponto da cidade, e nesse momento estiagem, a colaboração da população é de extrema importância, tanto para o consumo consciente quanto apontamentos de possíveis vazamentos”, reforçou Tânia Olinda, Responsabilidade Social da Águas de Ariquemes.
Águas de Ariquemes lançou a campanha de estiagem para conscientização sobre o uso racional da água: “Seja um craque do consumo consciente”. A campanha busca incentivar a população a consumir água de forma consciente e evitar desperdícios desse bem essencial para todos.
Fonte: Assessoria