A Escola do Legislativo encerrou o ciclo de palestras desta segunda-feira (29) no estande da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), durante a realização da durante a realização da Feira de Agronegócios de Ariquemes (Agroari). A palestra foi ministrada pelo instrutor Marcus Loureiro, que abordou a temática sobre “Libras” no Parque de Exposições do município.
O curso foi apresentado com a proposta de destacar aspectos relevantes para o respeito e compreensão das diferenças com o intuito de capacitar os participantes para uma comunicação mais inclusiva e que contribua para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e acolhedora.
A palestra contou com a participação de alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar III, de Ariquemes, que tiveram a oportunidade de aprender uma nova forma de comunicação para contribuir com a inclusão social de pessoas surdas. “O aprendizado aplicado por meio da Língua Brasileira de Sinais assegura a chance de ampliar os conhecimentos e habilidades além de promover a acessibilidade”, afirmou.
Durante a palestra, Marcus Loureiro buscou exemplificar a temática sobre o indivíduo surdo, abordando: aparelhos auditivos e implante coclear; oralização; surdez; deficiente auditivo; nome, sinais, caracterizando pessoas; alfabeto Manual Brasileiro; números; ditado usando a datilologia; advérbio de tempo; hora; saudações; dias da semana; calendário; e verbos.
O Requerimento, proposto pelo deputado estadual Alex Redano, foi aprovado no último dia 19 de julho em Sessão Extraordinária para a instalação da Escola do Legislativo Itinerante durante a realização da Feira de Agronegócios de Ariquemes (Agroari).
A Agroari é realizada pela Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA) e ocorre em conjunto com a 39° edição da Exposição Agropecuária e Comercial (Expoari) no Parque de Exposições.
Fonte: Secom ALE/RO