A Águas de Ariquemes recebeu na sede operacional representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual para uma reunião sobre as ações desenvolvidas, planejadas e executadas pela concessionária para minimizar os impactos no abastecimento de água tratada, durante o período de estiagem em Rondônia.
A tenente Ana do Corpo de Bombeiros de Rondônia, e integrante da Defesa Civil Estadual, destacou que as ações preventivas, e de melhorias realizadas pela concessionária, contribuem para que Ariquemes esteja fora do estado de alerta para crise hídrica. “Ariquemes está bem diferente dos demais municípios do Estado, que já estão passando por uma crise hídrica. A concessionária tem ações muito bem estruturadas”, disse.
Desde o fim do ano de 2023, com a previsão de uma estiagem mais intensa para 2024, a Águas de Ariquemes vem realizando investimentos e melhorias, e desenvolveu o plano estratégico de operação para o período de estiagem, com o objetivo de amenizar os impactos no abastecimento de água tratada durante o período sem chuvas em Rondônia. O plano de ação de estiagem vem sendo desenvolvido, estruturado e implementado pela concessionária.
“Diariamente monitoramos o nível do Rio Jamari, que abastece Ariquemes, e contamos com tecnologia. O sistema de distribuição é monitorado através de telemetria, equipamento que permite uma resposta rápida a qualquer variação no sistema e diminuição de perdas de água tratada. Além disso, o nosso plano de ação prevê desassoreamento do leito rio no ponto de captação, e ainda estudos de novos pontos de captação, para uma reposta rápida em caso de uma estiagem que se estenda além do previsto para o ano. Essas ações minimizam os impactos no abastecimento de água tratada, e garantem que nossa população siga com suas atividades no dia-dia, sem maiores transtornos”, destacou o diretor-presidente da Águas de Ariquemes, Ary Carlos Laydner.
Além das ações operacionais, a Águas de Ariquemes atua ainda com ações educativas. A concessionária lançou no mês de julho, a campanha de estiagem para conscientização sobre o uso racional da água: “Seja um craque do consumo consciente”. A campanha com veiculação no rádio, tv, sites e redes sociais busca incentivar a população a consumir água de forma consciente e evitar desperdícios desse bem essencial para todos.
São realizadas ainda ações nas escolas, por meio do programa Saúde Nota 10, desenvolvido pela Responsabilidade Social da concessionária, que atua com palestras sobre estiagem e uso consciente da água para os estudantes e professores.
Ariquemes conta com três reservatórios de água tratada com capacidade de armazenar 4 milhões de litros d’água. O novo reservatório, que armazena 2 milhões de litros, foi inaugurado em 2022, contribuindo para melhoria operacional e segurança hídrica do município, principalmente no período de estiagem.
A Águas de Ariquemes faz parte do grupo Aegea, líder no setor privado em saneamento. Em Rondônia, atua no estado, por meio das concessionárias Águas de Ariquemes, Águas de Pimenta Bueno, Águas de Buritis, Águas de Rolim de Moura e Águas de Jaru.
Fonte: Assessoria