Em uma iniciativa liderada pela Prefeitura de Ariquemes e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no início de 2021, o município aderiu à edição 2021-2024 do Selo Unicef. O objetivo foi intensificar ações para melhorar a vida de crianças e adolescentes, fortalecendo o desenvolvimento integral e a garantia de seus direitos.
De acordo com a Erli Luiz de Oliveira articuladora do projeto em Ariquemes, a partir da adesão, o município passou a adotar um conjunto de metas e indicadores definidos pelo Unicef. Essas metas incluíam melhorias na educação, saúde, proteção social e participação juvenil. O compromisso firmado pelo município envolveu o trabalho conjunto entre diversas secretarias e setores da sociedade, buscando mobilizar toda a comunidade em prol dos direitos das crianças e adolescentes.
Além de Ariquemes, também foram contemplados com o troféu do Selo UNICEF os municípios de Cerejeiras, Corumbiara, Espigão d’Oeste, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé e Vilhena, em homenagem às ações realizadas para melhorar os indicadores sociais voltados ao público infantojuvenil nos últimos quatro anos.
A entrega do Selo UNICEF marca a conclusão de um ciclo de quatro anos de trabalho. O objetivo é promover melhorias estruturais nos serviços voltados à infância e adolescência, garantindo maior eficiência na gestão pública e ampliando a rede de proteção social.
Fonte: Ariquemes News
Fotos: Divulgação