Offline
Prefeitura, AMR e FUNASA buscam convênio para implantar em Ariquemes um laboratório de análises referência na Região Norte
Notícias
Publicado em 20/04/2021

O Superintendente Estadual da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), João Siqueira, esteve na Agência Municipal de Regulação na última sexta-feira (16) em reunião com a Diretora Presidente Simone da Costa, a Diretora Técnica Operacional, Líbia Albuquerque e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Vilmar Ferreira. Em pauta, um convênio para a instalação, em Ariquemes, de um laboratório referência na região norte do país, o qual também atenderá as demandas da AMR com as análises das amostras de água coletadas mensalmente da rede do Sistema de Abastecimento, bem como dos efluentes tratados nas duas pequenas estações de esgoto existentes no município.  

“O objetivo da visita era consagrar uma celebração de um convênio para um laboratório de alta complexidade que virá a ser referência na Região Norte e a FUNASA convidou e sugeriu que fosse Ariquemes, por ser uma região estratégica e por possuir um pouco mais que know hall em regulação e concessão de saneamento. Acredito que o município de Ariquemes esteja um pouco à frente dos demais em relação a saneamento básico dentro do nosso Estado. A FUNASA espera contar com essa parceria e espera montar esse laboratório para que nosso estado, dentro da região norte, seja referência em saneamento básico e em análises de água.” Afirmou João Siqueira, Superintendente da FUNASA.

A diretora Presidente da AMR explica que atualmente as análises de água da rede de distribuição e os efluentes das estações de esgoto dos residenciais populares Feliz Cidade e Zona Sul,  tratados pela Águas de Ariquemes, são analisados pela Concessionária, em laboratório terceirizado,  e esta apresenta os laudos periodicamente para a AMR, a qual verifica se obedecem os parâmetros previstos em contrato e legislação pertinente. 

“Através de um termo de cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde, nós fazemos coletas mensais paralelas de amostras de água para verificar se a água distribuída no Sistema de está dentro do que preconiza a legislação. As análises são feitas pelo Laboratório Central de Rondônia e enviadas para a AMR. No entanto, desde junho de 2020 alguns parâmetros deixaram de ser examinados. Por isso, um laboratório deste porte, em Ariquemes, suprirá de vez essa necessidade.” Explicou Simone da Costa.

 

O CONVÊNIO

O secretário da SEMA, Vilmar Ferreira, disse que é interesse do município a celebração deste convênio para implantação do Laboratório em Ariquemes.  “Em conversas iniciais com a prefeita Carla Redano, nós tentamos resgatar um convênio que já estava de certa forma perdido, mas nós estamos tentando resgatar junto à FUNASA, porque a gente entende que é muito importante que nós tenhamos em nosso município um laboratório de referência e de alta complexidade como esse.”

Neste primeiro momento AMR e FUNASA buscam definir o local de implantação do futuro Laboratório. O convênio deverá custear equipamentos e insumos para início da operação, na cidade.

 

Fonte: Assessoria

Comentários
Comentário enviado com sucesso!