Gestantes e puérperas com comorbidades residentes nos municípios rondonienses serão atendidas com a vacina contra a covid-19 da fabricante Pfizer. A medida será implementada esta semana (última do mês de maio), quando o Governo de Rondônia receberá o lote desses imunizantes, do Ministério da Saúde.
A vacina será distribuída a todas às Regionais de Saúde, no entanto, devido aos cuidados ainda necessários quanto à temperatura ideal para preservar o imunizante, chegará a 27 municípios.
DIVISÃO DAS DOSES
- Regional de Saúde de Ji-Paraná a previsão é da entrega de 1.920 vacinas;
- Gerência Regional de Saude (GRS) de Cacoal 4.170;
- GRS de Vilhena, 1.608 imunizantes;
- GRS Ariquemes estão previstas 1.428 vacinas;
- GRS de Rolim de Moura, o previsto são 870 doses e
- Porto Velho, mais 6 mil vacinas Pfizer.
Ana Flora Gerhardt, diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), explica que os 27 municípios que vão receber a vacina Pfizer se comprometeram em Comissão Intergestora Bipartite (CIB) da Saúde, realizada na última quinta-feira (20), que vão aplicar as doses de vacinas recebidas no período de três dias. “Essa é a necessidade básica para o recebimento desta vacina, que precisa ser utilizada no período máximo de três dias, devido à peculiaridade em relação ao armazenamento”.
A diretora detalha que a vacinação das grávidas e puérperas com comorbidades, com base no atual cenário epidemiológico, está de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO) contra a covid-19. “A orientação é que os gestores municipais sigam as recomendações do Plano, sem inclusão ou inversão da ordem de prioridades de outros grupos, a menos que existam justificativas baseadas em evidências científico-epidemiológicas”, reforça.
MUNICÍPIOS
Os municípios que vão receber a vacina Pfizer são:
- Porto Velho;
- Governador Jorge Teixeira;
- Jaru;
- Ji-Paraná
- Nova União;
- São Francisco do Guaporé
- Teixeirópolis;
- Vale do Paraíso;
- Cacoal;
- Espigão do Oeste;
- Ministro Andreazza;
- Pimenta Bueno;
- Primavera de Rondônia;
- São Felipe D’Oeste;
- Corumbiara,
- Vilhena;
- Alto Paraíso;
- Ariquemes;
- Buritis;
- Cujubim;
- Machadinho D’Oeste;
- Alta Floresta D’Oeste;
- Alto Alegre dos Parecis;
- Novo Horizonte do Oeste;
- Parecis;
- Rolim de Moura e
- Seringueiras.
Em Ariquemes, para receber a vacina da Pfizer contra covid-19, as gestantes e puérperas podem se inscrever no Portal da Vacina no site vacina.ariquemes.ro.gov.br.