Offline
Esclarecimentos aos questionamentos do Deputado Alex Redano sobre Aeroporto de Ariquemes
Notícias
Publicado em 18/02/2022

Antes  de  mais  nada,  o  Departamento  Estadual  de  Estradas  de  Rodagens  e  Transportes  de Rondônia,  responsável  pela  operação  do  Aeroporto  de  Ariquemes  vem,  incansavelmente,  esforçando  se para  alavancar  o  desenvolvimento  do  aeroporto  de  Ariquemes,  e  consequentemente,  a  região  do  vale  do Jamari.

Inicialmente,  por  volta  dos  anos  de  2015/2016,  encomendados  pela  Secretaria  Nacional  de Aviação  Civil  –  SAC,  o  consórcio  ATP  –  INECO,  realizou  Estudos  de  análise  para  identificação  de cenários  no  intuito  de  subsidiar  a  decisão  para  investimentos  nos  aeroportos  do  Brasil.  Neste  escopo  os aeroportos  do  Estado  de  Rondônia  foram  alvo  destas  análises. 

Para  o  aeroporto  de  Ariquemes  foram realizados  Estudo  Preliminar  (EP),  Estudo  de  Viabilidade  Técnica  (EVT)  e  Estudos  Ambientais,  onde foram apresentados 7 (sete) possíveis cenários para o aeroporto de Ariquemes. Assim,  depois  de  analisados  pelo  consórcio,  as  propostas  apresentadas  no  Estudo  de Viabilidade  Técnica,  concluiu-se  que  o  cenário  que  melhor  se  adapta  às  necessidades  da  região  seria  o cenário  6,  com  aeronave  crítica  de  projeto  o  ATR-42,  categoria  2C  com  100%  de  Peso  Máximo  de Decolagem  -  PMD,  operação  por  instrumento  não  precisão  IFR. 

Tais  estudos  levaram  em  consideração, inclusive,  a  necessidade  de  desapropriação  de  propriedades  privadas  nos  entornos  do  aeroporto, procurando evitar ao máximo tais transtornos, assim como o menor impacto ambiental.

Em  2017  o  Estado  de  Rondônia  firmou  Termo  de  Compromisso  nº  06/2017  (anexo)  com  a SAC  para  a  realização  de  investimentos  no  aeroporto  de  Ariquemes. Em  seu  escopo  constavam:

Ampliação  da  Pista  de  Pouso  e  Decolagem; 

Sinalização  Horizontal  (PPD,  TWY  e  Pátio  de  Aeronaves);

Reforma  do  Sistema  de  Balizamento  Luminoso; 

Regularização  das  Faixas  de  Pista;

Implantação  das RESAs  e 

Serviços  Complementares.

Portanto, não há referência a investimentos em terminal de passageiros.

Em  08/09/2019  o  DER  contratou  a  INFRAERO  (7282977)  para  Elaboração  de  Projeto básico  de  Ampliação  da  Pista  de  Pouso  e  Decolagem;  Sinalização  Horizontal  (PPD,  TWY  e  Pátio  de Aeronaves);  Reforma  do  Sistema  de  Balizamento  Luminoso;  Regularização  das  Faixas  de  Pista; Implantação  das  RESAs;  e  Serviços  Complementares  do  Aeroporto  de  Ariquemes/RO  (SJOG),  para atender as necessidades do Termo de Compromisso. Tal projeto foi recebido pelo DER e encaminhado para avaliação da SAC.

Em  11/03/2020  a  SAC  por  meio  do  OFÍCIO  Nº  57/2020/DINV/SAC    (0011477245) anunciou  a  Extinção  do  Termo  de  Compromisso  nº  06/2017    -  Aeroporto  de  Ariquemes/RO  informando que: Embora  o  compromissário  tenha  apresentado  os  projetos,  tais  artefatos  foram  analisados  pela  área técnica  deste  Departamento  os  quais  não  foram  aceitos  pela  incompletude  da  documentação apresentada,  não  caracterizando  um  projeto  apto  a  referenciar  licitação,  constatando,  ainda, divergências  acerca  do  escopo  do  investimento  proposto  quanto  de  valor  para  sua  execução  superior  ao  previsto  no  TC  em  comento,  uma  vez  que,  o  valor  previsto  no  Plano  de  Trabalho  é  de R$  4.286.458,62  (quatro  milhões  duzentos  e  oitenta  e  seis  mil  quatrocentos  cinquenta  e  oito  reais  e sessenta  e  dois  centavos)  e  na  documentação  apresentada  consta  o  valor  de  R$  16.496.597,36 (dezesseis  milhões  quatrocentos  e  noventa  e  seis  mil,  quinhentos  e  noventa  e  sete  reais  e  trinta  e seis  centavos).

Desta  maneira,  o  Governo  de  Rondônia  iniciou  novas  tratativas,  com  a  Secretaria  de Aviação  Civil  (SAC),  buscando  a  celebração  de  um  novo  Termo  de  Compromisso  para  atender  as necessidades  do  aeroporto  da  cidade  de  Ariquemes.  Assim,  foi  elaborado  o  Termo  de  Referência  -  TR  e especificações técnicas para elaborar o projeto conforme o cenário de estudo citado acima. No  entanto,  após  apresentação  do  TR,  especificações  técnicas  e  demais  documentos  que subsidiam  a  contratação  de  projeto  para  SAC,  esta  elaborou  o  Parecer  nº  17/2021/CGPA-DINV/SAC (0016982493)  de  1ª  análise  do  termo  de  referência  (0016190324),  onde  neste,  foi  solicitado  a  alteração  do cenário  dos  estudos  realizados  para  aeronave  crítica  de  projeto,  saindo  da  aeronave  ATR-42  para  a aeronave  ATR-72  600,  Categoria  3C  e  100%  PMD,  tal  aeronave  não  foi  vislumbrada  em  nenhum  dos cenários  apresentados  nos  estudos  realizados  pela  INECO,  assim  gerando  a  necessidade  de  realização  de novos estudos. Conforme o item 3.9 do Oficio 17/2021/CGPA - DINV/DINV/SAC: “Destaca-se  que  no  Estudo  de  Viabilidade  Técnica  disponibilizado,  já  estão  previstos  2  cenários com  ATR-42  com  100%  PMD-IFR.  Assim,  pede-se  reavaliar  a  necessidade  de  novo  cenário  com ATR-42.  Caso  necessário,  justificar  e  especificar  o  cenário.  Entendemos  permanente,  dentro  do objeto  previsto,  verificar  a  possibilidade  de  incluir  como  novos  cenários,  3C  ATR-72  IFR  e  3C Embraer  195  E-2,  prevendo-se  peso  máximo  de  decolagem  necessário  para  atender  até  rotas  para Cuiabá/MT.  Tal  avaliação  é  fundamental  para  que  a  infraestrutura  a  ser  implementada, praticamente  um  novo  aeroporto,  preveja  operação  de  aeronaves  de  maior  porte  no  futuro.”

Considerando,  que  os  recursos  e  aprovação  para  a  construção  do  cenário  descrito  acima advêm  da  SAC  e  que,  para  isso,  o  Departamento  Estadual  de  Estradas  de  Rodagens  e  Transportes  de Rondônia  tem  como  contrapartida  que  apresentar  os  projetos  necessários  para  a  construção  do  mesmo,  o DER,  verifica  junto  a  SAC  a  possibilidade  de  ser  mantido  o  cenário  6,  já  apresentado  nos  estudos  do INECO,  no  intuito  de  dar  celeridade  ao  processo  assim  como  economia  de  recursos,  no  entanto  não  foi possível.

No  final  de  agosto  de  2021,  preocupado  com  a  situação  do  aeroporto  de  Ariquemes  e comprometido  com  os  cidadãos  daquela  cidade,  o  Governador  Cel  Marcos  Rocha,  acompanhando  do Diretor  Geral  do  DER  Elias  Resende,  deslocam  se  à  Brasilia  onde,  em  reunião  com  a  SAC  conseguem autorização  para  confecção  de  um  novo  termo  de  compromisso  com  o  mesmo  escopo  do  antigo,  só  que desta  vez,  acrescido  de  investimentos  para  a  construção  de  um  NOVO  TERMINAL  DE  PASSAGEIROS para  o  aeroporto  de  Ariquemes.  Como  contrapartida  o  Estado  precisaria  apresentar  os  projetos  para  analise e aprovação junto a SAC. Com  isso,  devido  a  necessidade  de  alteração  do  cenário,  o  que  implica  em  novas  projeções de  pista,  terminal  de  passageiros,  como  também,  novos  EP,  EVT,  Estudos  Ambientais  e  uma  grande  área  a ser  desapropriada  para  o  novo  cenário,  sendo  descartados  os  estudos  e  projetos  preliminares  já  realizados anteriormente. 

Diante  disto,  o  Diretor  Geral  Elias  Rezende,  iniciou  os  processos  para  contratação  de projetos em atendimento ao nova demanda. Após  a  confecção  de  novo  Termo  de  Referencia  –  TR,  para  atender  a  demanda  em  tela,  TR concluído  em  10/12/21  (0022746384),  a  primeira  linha  de  ação  tomada  foi  abertura  de  processo  para contratação  de  empresa,  por  meio  de  dispensa  de  licitação,  no  intuito  inicial  de  contratar  a  INFRAERO  por ser  empresa  pública.

No  entanto,  para  obter  êxito  nesta  modalidade,  faz  se  necessário  comprovar,  através de  cotações,  que  o  preço  praticado  pela  empresa  publica  a  ser  contratada  esteja  de  condizente  com  o  valor praticado  no  mercado,  em  obediência  ao  princípio  da  proposta  mais  vantajosa  e  observância  ao  Art  25º, §  2o    da    lei  8.666:  Na  hipótese  deste  artigo  e  em  qualquer  dos  casos  de  dispensa,  se  comprovado superfaturamento,  respondem  solidariamente  pelo  dano  causado  à  Fazenda  Pública  o  fornecedor  ou  o prestador  de  serviços  e  o  agente  público  responsável,  sem  prejuízo  de  outras  sanções  legais  cabíveis.

Assim,  foram  cotadas,  conforme,  para  elaboração  do  projeto  para  o  novo  cenário  as  empresas  INFRAERO, RTA  e  INFRACEA,  as  quais  apresentaram  suas  propostas  nos  valores: 

R$  2.865.329,08  (0023116579);

R$  1.943.784,23  (0023116473)  e 

R$  835.000,00  (0023116525)  ,  respectivamente,  inviabilizando  assim  a contratação por dispensa de licitação da Empresa INFRAERO.

Conforme  o  exposto  no  paragrafo  acima,  imediatamente  o  DER  iniciou  um  processo  (ID 0009.611747/2021-41)  de  licitação  regular,  Tomada  de  Preço,  para  aquisição  destes  projetos  e  estudos, gerando  a  segunda  linha  de  ação  do  Estado  para  a  aquisição  dos  projetos.  No  caso  desta  modalidade  de licitação  faz  se  necessário  a  confecção  de  planilha  orçamentária  de  custo  para  elaboração  de  projeto,  sendo condição  sine  qua  non  para  dar  continuidade  ao  processo  de  contratação.

Assim,  o  DER  contratou  a Empresa  RTA,  que  atualmente  está  elaborando  esta  planilha  orçamentária  afim  de  dar  celeridade  ao processo, considerando as limitações da capacidade de trabalho desta autarquia.

Concomitantemente  o  DER  realizou  os  serviços  de  manutenção  das  áreas  verdes  do aeroporto de Ariquemes que teve inicio em dezembro de 2021, visando atender as exigências impostas pela legislação  vigente,  assim  como  esta  em  fase  de  confecção  de  planilhas  orçamentária  de  custos  (TR concluído) para a contratação de gestor do aeródromo. 

Considerando  o  acima  exposto,  fica  nítido  todo  o  esforço  e  empenho  do  Governo  do  Estado de  Rondônia, do  DER e da Assembleia Legislativa em  realizar  investimentos  e  melhorias  no  aeroporto  de  Ariquemes,  visando  atender a  população  de  Ariquemes  e  de  toda  região. 

O  Governo  do  Estado  de  Rondônia, valoriza  esta  região  e sabe  de  sua importância  no  que  se  refere  ao comercio,  geração  de  empregos  e riquezas  para  o  Estado  e,  por este motivo, e  para  atender  os  anseios  da  população de  Ariquemes,  continuará firmemente  com os trabalhos, sem medir esforços, para que os objetivos sejam todos alcançados.

 

 

 

Fonte: Assessoria

Comentários
Comentário enviado com sucesso!