A prefeita de Ariquemes Carla Redano recebeu, na tarde da última segunda-feira (01), os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que iniciou a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, e que deverão visitar cerca de 40 mil domicílios no município.
Carla Redano falou da importância do Censo e disse que "nos próximos 90 dias, os recenseadores estarão visitando as residências na área urbana e rural, para fazer as pesquisas. São perguntas básicas e todos estarão devidamente identificados com coletes, crachás, e dispositivos para a coleta dos dados", completou a prefeita.
De acordo o IBGE o censo demográfico é importante para que se tenha conhecimento das condições de vida da população.
Segundo o Instituto é a partir dos dados do Censo que o Governo Federal distribui os recursos dos Fundos de Participação de Estados e Municípios, e o Supremo Tribunal Eleitoral determina quantos deputados cada Estado deve ter. Também é a partir destes dados que se pode estimar o número de pessoas que dependem do bolsa família em cada localidade, e quanto os Estados e municípios precisam investir em saúde, educação, transporte e obras sanitárias. Ainda é a partir dos dados do Censo que as se fazem as pesquisas de mercado, de opinião pública e eleitoral, e são eles que permitem que uma empresa decida onde vai abrir uma loja ou instalar uma fábrica, conforme o número de pessoas, suas idades e níveis de renda da população.
O IBGE informou que há dois tipos de questionários: o básico, com 26 quesitos (como características do domicílio, quantidade de moradores, cor ou raça e trabalho e rendimento), e o ampliado, com 77 perguntas, que incluem as questões do questionário básico e tópicos como nupcialidade, deficiência e migração.
A coleta de dados será realizada de 01 de agosto a 31 de outubro, com a previsão de divulgação dos primeiros dados no mês de dezembro.
Como identificar o recenseador?
Os recenseadores poderão ser identificados pelo seu uniforme, composto de colete e boné, com logotipo do Censo. Também poderá indentificá-los pelo Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto.
É possível verificar a identidade do recenseador pelo site www.respondendo.ibge.gov.br ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador.
O IBGE ressalta que como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou fins de semana.
Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.
Fonte: Ariquemes News
Fotos: Divulgação