A diretora geral adjunta do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Benedita Oliveira, afirmou que a 1ª reunião do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), realizada em Porto Velho nesta quinta-feira (15), atingiu o objetivo planejado pelo Grupo de Trabalho (GT). O Pnatrans foi criado pela Lei nº 13.614 de 11 de janeiro de 2018, que acrescenta o artigo 326-A ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e propõe um novo desafio para a gestão de trânsito no Brasil.
Benedita Oliveira ficou com a missão, designada por meio da Portaria n° 782, de 26 de abril de 2022, de promover as ações necessárias de sensibilização quanto à adesão e desenvolvimento do Pnatrans, no âmbito do Estado de Rondônia, respeitando os limites de atuação previstos no respectivo plano que prevê redução de no mínimo 50% o número de mortes no trânsito até 2030.
A diretora disse que o Pnatrans prevê 154 ações divididas em seis pilares temáticos entre elas estão:
Gestão;
Fiscalização;
Educação para o trânsito;
Atendimentos as vítimas;
Vias seguras e
Engenharia veicular.
As ações serão realizadas baseadas no índice nacional de mortes no trânsito por grupo de veículos e o índice nacional de mortes no trânsito por grupo de habitantes; ambos apurados no ano da entrada em vigor da Lei n° 13.614, de 2018.
“A primeira reunião contou com representantes dos órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito, da saúde, educação e o Ministério Público Estadual, quero agradecer o promotor de justiça, Pablo Hernandez Viscardi que participou da reunião de forma remota e muito contribuiu com as colocações do Grupo de Trabalho”, afirmou Benedita Oliveira.
Com base nos dados estatísticos da autarquia de trânsito verificou-se que a maior vulnerabilidade do sistema de tráfego de Rondônia continua sendo os condutores e passageiros de motocicleta, motoneta, ciclomotor e triciclo. Esse tipo de veículo representa 51,1% de toda a frota do Estado, as vítimas fatais envolvendo condutor e passageiro correspondem a 65,5% de todos os óbitos do Estado.
De acordo com o Detran-RO, o mapa de sinistros de trânsito no Estado mostra um percentual crescente, mês a mês na comparação aos anos de 2021 e 2022. Em abril de 2021 foram registrados 473 sinistros de trânsito, no mesmo mês de 2022 foram registros 1008, um aumento de 113,1%.
A representante da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Annelise de Medeiros, disse que de janeiro a julho deste ano deram entrada no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, 2.400 pessoas vitimas de acidentes de trânsito, das quais cerca de 1.800 são condutores ou passageiros de motocicletas.
O Plano foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas – ONU voltado para a preservação da vida onde Estados, Municípios e a União devem promover ações articuladas para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.
O Detran-RO afirmou ainda, que farão fóruns em todo o Estado, de forma regionalizada, onde serão debatidas políticas púbicas de trânsito visando conhecer a realidade dos municípios do interior do Estado. A próxima Reunião do Pnatrans está prevista para o dia 13 de outubro.

Fonte: Ariquemes News
Fotos: Divulgação