O Centro Municipal de Educação Infantil Madre Tereza de Calcutá, que atende cerca de 200 alunos na rede pública de Ariquemes, teve um dos projetos selecionados como destaque em todo o país em 2022, no Programa “Educação Viária é Vital” que é desenvolvido pela Fundação MAPFRE.
De acordo com a Secretaria de Educação de Ariquemes, a iniciativa é voltada para trabalhos com alunos do ensino infantil, fundamental e médio, que contemplam ações para tornar o trânsito mais seguro, incluindo a educação e preparação dos futuros condutores.
O tema abordado pela escola, foi “Educação para vida: Dirigindo a caminho de um futuro melhor e seguro”. As atividades foram realizadas por professores, e a equipe gestora da unidade, com 186 alunos das séries iniciais. Agentes da Polícia Militar, Ciretran, Guarda Municipal Comunitária também deram apoio nas ações externas.
Segundo a a coordenadora da escola, Angélica Proença, a seleção do trabalho realizado com as crianças, vai além do reconhecimento, é a certeza de futuros condutores conscientes no trânsito.
“Nosso projeto foi selecionado como destaque nacional, e fomos convidados para participar do encontro nacional, realizado na cidade de São Paulo. Nossa escola vai concorrer agora a 10 prêmios, mas nosso objetivo maior não é o prêmio e sim, ensinar nossas crianças e serem futuros motoristas responsáveis no trânsito." Enfatizou Angélica.
PROGRAMA EDUCAÇÃO VIÁRIA É VITAL
O Programa foi desenvolvido para os professores e alunos do ensino infantil, fundamental e médio. Trata-se de um conjunto de propostas de atividades integradas às disciplinas e aulas, envolvendo os estudantes e docentes em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas a escola, e levando-os a elaborar e implementar projetos que visem melhorias nestas condições da mobilidade, tornando a circulação mais segura, justa e eficiente.
OBJETIVOS:
Envolver os alunos na observação, análise e crítica das condições de circulação viária em todos os seus ambientes de convivência;
Promover ações solidárias, participativas e responsáveis entre os alunos envolvidos, que incentivem a circulação segura e harmoniosa dentro e fora da escola;
Favorecer a adoção de Competências, Habilidades e Atitudes que favoreçam a formação cidadã e o convívio social;
Dar visibilidade a projetos escolares que se destacam na implementação de ações educativas sobre circulação viária.
O encontro nacional, está previsto para ser realizado no dia 25 de novembro, em São Paulo.
Assista abaixo o vídeo institucional:
Fonte: Ariquemes News (com informações Assessoria)
Fotos: Divulgação/Decom-PMA