Offline
Menu
Marcos Rocha exonera comandante-geral da PM de Rondônia
Publicado em 14/01/2026 10:22 • Atualizado 14/01/2026 10:24
Notícias

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (UB), exonerou nesta quarta-feira (14) o comandante-geral da Polícia Militar do Estado, coronel Régis Braguin. A decisão será oficializada por meio de publicação no Diário Oficial ainda nesta tarde.

Braguin estava à frente da corporação desde julho de 2023 e entrou para a história da PM de Rondônia por ter sido o primeiro comandante-geral que iniciou a carreira como soldado, galgando todos os postos até chegar ao mais alto cargo da instituição.

Nos últimos meses, o nome do coronel passou a circular no cenário político estadual. Ainda em 2025, Braguin recebeu convite do comando nacional do Partido Novo para integrar a disputa eleitoral de 2026, com possibilidade de candidatura ao Governo de Rondônia ou a outro cargo eletivo. Com a exoneração, ele fica livre das funções no comando da PM, o que facilita uma eventual entrada na vida política.

Mesmo sem experiência eleitoral, Braguin reúne apoio de parte da tropa, de segmentos da sociedade civil e de lideranças políticas, como o deputado federal Marcel Van Hattem (NOVO-RS), uma das principais vozes do partido no país.

Gestão marcada por combate ao crime

Durante sua passagem pelo comando-geral da PM de Rondônia, Braguin ganhou projeção por operações de grande impacto contra facções criminosas e o crime organizado. No período, também foi eleito presidente da Regional Norte do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, órgão que reúne os chefes das polícias militares dos estados da região e atua na integração de estratégias de segurança pública.

Controvérsias e pressão política

Apesar da popularidade junto a parte da população e da tropa, o coronel também enfrentou críticas. A pressão por sua saída aumentou após sessão extraordinária na Assembleia Legislativa de Rondônia, quando deputados estaduais levantaram acusações envolvendo violência doméstica e descumprimento da Lei Seca. As denúncias repercutiram fortemente nos bastidores políticos e na imprensa local.

Quem assume o comando da PM

Com a exoneração, o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber Souto, assume o comando da corporação de forma interina até que o governador anuncie oficialmente o novo titular.

Nos bastidores, duas possibilidades são apontadas para o cargo. Uma delas é o coronel Robinson Brancalhão da Silva, atual comandante regional de Policiamento I. Outra é o próprio coronel Glauber Souto, que já ocupa a função de subcomandante-geral.

Até o momento, o Palácio Rio Madeira não confirmou nenhuma nomeação definitiva.

 

Fonte: Ariquemes News (Com informações Rondoniaovivo)

Comentários