Offline
Prefeita Carla Redano rebate as críticas por não conseguir comprar vacina contra a covid-19
Notícias
Publicado em 15/04/2021

Na primeira quinzena de março, a prefeitura de Ariquemes anunciou a intenção de compra de 110 mil doses de vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, com previsão de entrega de até 30 dias.

Em comunicado, na época, a prefeita Carla Redano (Patriotas) deixou claro que havia feito tudo o que era de competência do município para a aquisição da vacina, porém, dependia do retorno do laboratório e autorização da ANVISA.

"Nós fizemos a nossa parte, foi aberta uma conta específica na Caixa Econômica Federal, eles emitiram um documento mostrando que temos esse valor para comprar essas doses. O pagamento só é realizado quando as doses chegarem aqui, então não há risco de perdemos dinheiro", explicou a prefeita na ocasião.

Quase 30 dias depois, o secretário de governo Fabrício Smaha, disse que a compra não avançou, pois a prioridade do laboratório é do governo federal e somente depois é que Ariquemes estaria em uma lista de prioridades por ter feito a intenção de compra. Acrescentou ainda, que a principal cidade do Vale do Jamari tem R$ 5 milhões para compra de vacinas e participa, com cerca de 2 mil prefeituras, da Frente Nacional dos Prefeitos que trabalha para comprar o imunizante.

Diante desta declaração, os opositores políticos começaram a criticar o poder executivo municipal pela não concretização da compra. Alguns banners circularam nas redes sociais, no que chamam de "politicagem" e cobravam mais explicações.

A prefeita Carla Redano usou as redes sociais para, em tom de desabafo, justificar o assunto.

Confira na íntegra:

"Para encerrar o assunto que já falei em lives e entrevistas... sobre o processo de intenção de compra de vacinas contra a Covid-19.

Por acaso algum município do Brasil conseguiu comprar essa vacina ?? Quando falo em comprar, a vacina tem que ter chego no município.

O STF só liberou para que Estados e municípios adquirissem, no caso de descumprimento do plano Nacional de vacinação, ou se as doses previstas pela União forem insuficientes.

Por isso vários municípios fizeram todo o processo de intenção de compra. Mas desde o início sabíamos que a prioridade de compra é da União, ou seja, nenhum município conseguiu comprar ainda. Talvez, depois que os grupos prioritários forem vacinados, consigamos. 

Fizemos tudo que deveria ser feito. O recurso está separado em um conta específica para a vacina. Mas não temos mais o que fazer. No momento vamos agradecer a cada lote de vacina que chega aqui e comemorar por cada pessoa que é imunizada.

Lembrando que qualquer município hoje, faria de tudo para conseguir comprar essa vacina, porque além de salvar vidas, que é o mais importante, a economia seria gigantesca.

Então para quem gosta de compartilhar postagens maldosas, de pessoas que se alegram e torcem para nada dar certo em nosso município, vamos esquecer a parte política e torcer para o melhor da nossa cidade!!

Enquanto alguns torcem e comemoram pelo fracasso da gestão, eu comemoro por cada pessoa que é vacinada, e cada um que recebe alta dessa doença terrível!! 

Que Deus nos abençoe e nos livre o quanto antes desse vírus".

Comentários
Comentário enviado com sucesso!